
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, ANTONIO SERAFIM | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-24T06:32:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-24T06:32:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-21 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747339 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | In this work, we aim to summarize two studies on social representations of elementary school students (8th and 9th years) from two educational institutions in the south of Santa Catarina: the college of a community university and a municipal public school. In both, the central question defined was: what are students' social representations about research? Information, in school documents and interviews with students, was subjected to content analysis (BARDIN, 2014), interpreted in light of Moscovici (2015), Jodelet (2001), Guareschi (2000) – corresponding to social representations; Beillerot (2001), Demo (1994, 2006, 2007), Oliveira and Campello (2016) – for school research, among others. The discourse expressed in the document`s values knowledge produced in the context of students' everyday experiences (critical analysis). An intention that is worrying regarding its actual implementation, considering the students' speech. Due to the analysis and interpretation of the data, the social representations about research arising from them do not come close to the basic criteria required, according to the reference authors. In both schools, the hegemonic mistakes of school research appeared more emphasized, contradicting the founding representations that we defend regarding. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | School research | pt_BR |
| Título: dc.title | RESEARCH AND TEACHING: TWO CONTEXTS IN FOCUS REPRESENTATIONS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: