Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-21T23:14:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-21T23:14:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ José _Pereira_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747255 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tem-se em vista que as possibilidades de análise ou discussão da doutrina política de Tomás de Aquino e sua relação com o ensino de sociologia no ensino médio, situa-se no âmbito de uma discussão sociológica de grande importância na atualidade. Haja vista um dos grandes problemas que sempre foi objeto de preocupação da ciência política clássica, e o é ainda hoje muito caro à ciência moderna, é sério e profundamente discutido pelo Aquinate, a saber: o problema do abuso do poder político que pode se manifestar inclusive na qualidade das leis. Assim, e diante das ameaças constantes a estabilidade da democracia, entende-se que é relevante compreender e aprofundar este tema, o qual já vem sendo alvo da preocupação da ciência política desde muitos séculos antes dos tempos modernos e de relevância ainda hoje. Assim, esta dissertação constitui um estudo sobre as possibilidades de discussão da doutrina política tomista no âmbito da disciplina de sociologia no Ensino Médio, pois pensa-se, que em algum nível, esta análise e discussão permite o aprofundamento do olhar sociológico sobre a qualidade da nova legislação educacional percebendo até que ponto ela é democrática. Para tanto, objetiva-se especificamente analisar e discutir a doutrina política e social de Tomás de Aquino; evidenciar quais sejam os pressupostos curriculares da disciplina de sociologia no Ensino Médio por meio da BNCC, dos PCNs, das OCNs e LDB; e analisar as possibilidades de correlações entre a teoria política tomista e o currículo da sociologia na educação básica. Para alcançar os objetivos, lançou-se mão de uma pesquisa básica; de objetivos descritivos e exploratórios; abordagem qualitativa; método hipotético-dedutivo e procedimentos bibliográfico e documental, acerca da temática em questão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tomismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Politica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Totalitarismo | pt_BR |
Título: dc.title | POSSIBILIDADES DE ANÁLISE OU DISCUSSÃO DA DOUTRINA POLÍTICA DE TOMÁS DE AQUINO E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T-2018 -JOSE PEREIRA.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747255/2/T-2018 -JOSE PEREIRA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons