POSSIBILIDADES DE ANÁLISE OU DISCUSSÃO DA DOUTRINA POLÍTICA DE TOMÁS DE AQUINO E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-21T23:14:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-21T23:14:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ José _Pereira_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747255-
Resumo: dc.description.abstractTem-se em vista que as possibilidades de análise ou discussão da doutrina política de Tomás de Aquino e sua relação com o ensino de sociologia no ensino médio, situa-se no âmbito de uma discussão sociológica de grande importância na atualidade. Haja vista um dos grandes problemas que sempre foi objeto de preocupação da ciência política clássica, e o é ainda hoje muito caro à ciência moderna, é sério e profundamente discutido pelo Aquinate, a saber: o problema do abuso do poder político que pode se manifestar inclusive na qualidade das leis. Assim, e diante das ameaças constantes a estabilidade da democracia, entende-se que é relevante compreender e aprofundar este tema, o qual já vem sendo alvo da preocupação da ciência política desde muitos séculos antes dos tempos modernos e de relevância ainda hoje. Assim, esta dissertação constitui um estudo sobre as possibilidades de discussão da doutrina política tomista no âmbito da disciplina de sociologia no Ensino Médio, pois pensa-se, que em algum nível, esta análise e discussão permite o aprofundamento do olhar sociológico sobre a qualidade da nova legislação educacional percebendo até que ponto ela é democrática. Para tanto, objetiva-se especificamente analisar e discutir a doutrina política e social de Tomás de Aquino; evidenciar quais sejam os pressupostos curriculares da disciplina de sociologia no Ensino Médio por meio da BNCC, dos PCNs, das OCNs e LDB; e analisar as possibilidades de correlações entre a teoria política tomista e o currículo da sociologia na educação básica. Para alcançar os objetivos, lançou-se mão de uma pesquisa básica; de objetivos descritivos e exploratórios; abordagem qualitativa; método hipotético-dedutivo e procedimentos bibliográfico e documental, acerca da temática em questão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTomismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoliticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTotalitarismopt_BR
Título: dc.titlePOSSIBILIDADES DE ANÁLISE OU DISCUSSÃO DA DOUTRINA POLÍTICA DE TOMÁS DE AQUINO E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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