Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Abimailde Maria Cavalcante Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-21T23:22:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-21T23:22:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Abimailde_Maria_Cavalcante_Fonseca_Ribeiro_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747247 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo analisar como se deu o processo de ensino/aprendizado de Sociologia entre jovens e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. Utilizando estratégias de investigação do método qualitativo que foram empregados nos momentos de observações e entrevistas on-line tendo como recurso WhatsApp. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de associação direta e análise de narrativas curtas de cunho sociológico, possibilitando a problematização na construção dos dados da pesquisa. A investigação possibilitou a obtenção de informações sobre o ensino de sociologia na escola pública. Foram escolhidos alguns autores que serviram de sustentação teórica, tendo como base Paulo Freire da linha crítica e Bourdieu da linha clássica, dentre outros. Esse estudo foi importante para possibilitar que professores e profissionais da educação pudessem conhecer a realidade sobre o ensino de sociologia, como também servir de fundamento para novas pesquisas, melhorar as aulas e aprendizagem nessa modalidade de ensino e servir de base para políticas Públicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,98 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO DE SOCIOLOGIA ENTRE JOVENS E PROFESSORES DA EJA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PETROLINA-PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T-2018 - ABIMAILDE MARIA CAVALCANTE FONSECA RIBEIRO.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747247/2/T-2018 - ABIMAILDE MARIA CAVALCANTE FONSECA RIBEIRO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons