FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlencar, Isalete Bezerra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-21T20:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-21T20:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-25-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Formação e Saberes Docentes para Educacao Profissional e Tecnologica WPS PDFpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747244-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa intitulada “Formação e Saberes Docentes para Educação Profissional e Tecnológica” inscreve-se no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de Área de Concentração: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Logo, a questão central problema de pesquisa é: Quais lacunas formativas são percebidas pelos professores que atuam no 1º Ano do Curso Técnico de Nível Médio em Biocombustíveis, forma Integrada, do IFBA Campus Paulo Afonso? Diante desta questão, o objetivo geral foi compreender os desafios vivenciados pelos professores que atuam na EPT, especificamente, no referido ano e curso técnico, do IFBA Campus Paulo Afonso, para a partir de suas experiências, oferecer um curso de formação continuada. Seus objetivos específicos foram: entender os desafios experienciados pelos professores ao longo de sua prática pedagógica no 1º Ano do Curso Técnico de Nível Médio em Biocombustíveis, forma Integrada; identificar em que medida os saberes docentes são acessados e mobilizados pelos professores; e elaborar um curso de formação continuada na plataforma moodle como produto educacional, baseado nos relatos dos professores durante as entrevistas. Está didaticamente sistematizada em sete capítulos: o primeiro capítulo trata do memorial da Educação Profissional e Tecnológica, o segundo capítulo menciona a formação inicial e continuada dos professores no Brasil, o terceiro capítulo aponta os saberes docentes e algumas tipologias, o quarto capítulo apresenta a metodologia de pesquisa, o quinto capítulo contextualiza a análise dos dados, em seguida, o sexto capítulo aborda a avaliação e validação do produto educacional e por fim, o sétimo capítulo traz as considerações finais. A pesquisa se caracterizou, metodologicamente, por uma perspectiva de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Além de se valer da pesquisa-ação, tendo como instrumentos para coletas de dados entrevistas estruturadas direcionadas aos nove professores que aceitaram participar desta pesquisa, ao coordenador do curso Técnico de Nível Médio em Biocombustíveis, ao Coordenador da Área de Exatas e Ciências da Natureza, ao Coordenador da Área Humanas e Linguagens, ao Diretor de Ensino e à Pedagoga-Área, todos do campus lócus da pesquisa. A organização e análise dos dados foi mediante a Técnica de Análise de Conteúdo. Dos dados coletados das pesquisas com os professores identificou-se o tema Currículo e Prática Pedagógica para o planejamento e execução de um curso de formação para os professores, como Produto Educacional. Assim, o curso denominado FormaEPT em Currículo e Prática Pedagógica, foi um curso de 40 horas, destinado à formação continuada dos professores (participantes), hospedado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), disponibilizado através do sistema moodle, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), gerido pelo Departamento de Educação a Distância do IFS (DEAD). Essa investigação aponta à necessidade de institucionalizar no âmbito do campus Paulo Afonso, ou, mais amplamente no IFBA, uma Política de Formação Continuada para os professores que atuam na multicampia que indistintamente sejam protagonistas e tenham as mesmas possibilidades de acesso, permanência e êxito nessas formações. Outro ponto, é a relevância de se aprofundar o estudo dos saberes docentes na Educação Profissional e Tecnológica e quem sabe sistematizar quais seriam estes saberes. Sobre a avaliação e validação do Produto Educacional os participantes majoritariamente recomendam o FormaEPT em Currículo e Prática Pedagógica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.305 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormaEPT em Currículo e Prática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO E SABERES DOCENTES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da Dissertaçãopt_BR
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