Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Vanderlei do Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-21T13:33:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-21T13:33:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Reflexões sobre Metodologias Ativas na formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747241 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é um estudo sobre a utilização de metodologias ativas como estratégia de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores na Educação Profissional e Tecnológica. Portanto, tem, como objetivo geral, analisar o uso das metodologias ativas no contexto da formação continuada de professores e na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Para alcançar o objetivo proposto, os colaboradores da pesquisa participaram de uma formação continuada de professores realizada no período de 31 de julho a 16 de agosto de 2023, na qual foram executadas algumas atividades as quais resultaram em um Produto Educacional que foi concretizado em um site intitulado: “Reflexões sobre metodologias ativas na formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica”. Na oportunidade, foram abordados e discutidos os aspectos teóricos e práticos das metodologias ativas como possibilidade de inovação nas práticas de sala de aula, com o intuito de promover a motivação, o estímulo e o encorajamento de alunos e professores. O aporte teórico do estudo é fundamentado nas ideias de autores que reconhecem as consequências benéficas do uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem no trabalho cotidiano do professor. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foram utilizados questionários impressos com questões semiestruturadas abertas e fechadas, além da realização de sessões de grupos focais. Foi utilizada a análise do discurso como ferramenta de análise e interpretação dos dados. Acredita-se que a pesquisa tenha agregado valores para a formação continuada dos professores da Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira. Como resultado, evidenciou-se que os participantes do estudo já conheciam as metodologias ativas e concordam plenamente que elas têm o poder de facilitar o dia a dia. Porém, justificam o pouco uso delas em sala de aula devido à resistência dos alunos, à falta de internet no espaço escolar, às turmas superlotadas, à infraestrutura inadequada da escola e à falta de tempo do professor em consequência de sua exaustiva carga horária diária. Sugerimos aos participantes desse estudo que passem a fazer mais uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem em suas práticas educativas. Também sugerimos que momentos de formação continuada envolvendo a temática aqui estudada sejam promovidos com mais frequência, para que os docentes envolvidos neste estudo possam utilizá-las de maneira mais confortável. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,8Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT. | pt_BR |
Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL cp.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747241/2/PRODUTO EDUCACIONAL cp.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons