A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Vanderlei do Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorSenna, Mary Lúcia Gomes Silveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-21T13:33:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-21T13:33:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-21-
identificador: dc.identifier.otherReflexões sobre Metodologias Ativas na formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747241-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é um estudo sobre a utilização de metodologias ativas como estratégia de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores na Educação Profissional e Tecnológica. Portanto, tem, como objetivo geral, analisar o uso das metodologias ativas no contexto da formação continuada de professores e na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Para alcançar o objetivo proposto, os colaboradores da pesquisa participaram de uma formação continuada de professores realizada no período de 31 de julho a 16 de agosto de 2023, na qual foram executadas algumas atividades as quais resultaram em um Produto Educacional que foi concretizado em um site intitulado: “Reflexões sobre metodologias ativas na formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica”. Na oportunidade, foram abordados e discutidos os aspectos teóricos e práticos das metodologias ativas como possibilidade de inovação nas práticas de sala de aula, com o intuito de promover a motivação, o estímulo e o encorajamento de alunos e professores. O aporte teórico do estudo é fundamentado nas ideias de autores que reconhecem as consequências benéficas do uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem no trabalho cotidiano do professor. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foram utilizados questionários impressos com questões semiestruturadas abertas e fechadas, além da realização de sessões de grupos focais. Foi utilizada a análise do discurso como ferramenta de análise e interpretação dos dados. Acredita-se que a pesquisa tenha agregado valores para a formação continuada dos professores da Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira. Como resultado, evidenciou-se que os participantes do estudo já conheciam as metodologias ativas e concordam plenamente que elas têm o poder de facilitar o dia a dia. Porém, justificam o pouco uso delas em sala de aula devido à resistência dos alunos, à falta de internet no espaço escolar, às turmas superlotadas, à infraestrutura inadequada da escola e à falta de tempo do professor em consequência de sua exaustiva carga horária diária. Sugerimos aos participantes desse estudo que passem a fazer mais uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem em suas práticas educativas. Também sugerimos que momentos de formação continuada envolvendo a temática aqui estudada sejam promovidos com mais frequência, para que os docentes envolvidos neste estudo possam utilizá-las de maneira mais confortável.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPT.pt_BR
Título: dc.titleA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons