Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Flávio de Carvalho, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-21T11:59:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-21T11:59:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | “CAMAÇACITY” NO CENTRO DO MUNDO: ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL COM PRODUÇÃO DE MEMES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747225 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação analisa uma experiência de Ensino de História Local com Produção de Memes no Ensino Médio em uma escola pública na rede estadual, em Camaçari, Bahia. Neste trabalho, foi desenvolvido uma pesquisa-ação no universo de uma turma da disciplina Eletiva 2 História Local. Em sua abordagem, investigou-se o Ensino de História e suas implicações na construção de identidades com ênfase nos desafios e potencialidades do Ensino de História Local como produção de memes. O trabalho tem como base as propostas de educação pautadas pela contextualização no território, a construção de identidades locais, sentimento de pertencimento e intervenção positiva na comunidade, presentes nas orientações curriculares da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Para isso, apresentamos uma proposta de intervenção didática de Ensino de História Local, baseada nas narrativas históricas do território do município de Camaçari, Bahia, com aulas-oficinas temáticas com produção de memes. O problema científico desta dissertação é entender como a produção de memes pode ser utilizada com estratégia no Ensino de História Local, a partir de experiência numa escola de ensino médio em Camaçari, Bahia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | “CAMAÇACITY” NO CENTRO DO MUNDO: ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL COM PRODUÇÃO DE MEMES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - FLAVIO DE CARVALHO PEREIRA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747225/2/DISSERTAÇÃO - FLAVIO DE CARVALHO PEREIRA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons