Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | HERNÁNDEZ-VÁZQUEZ, JOSÉ OMAR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-20T17:19:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-20T17:19:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747181 | - |
Resumo: dc.description.abstract | La elaboración de horarios escolares es un problema que se presenta en gran parte de las instituciones educativas del mundo. Desde el enfoque matemático, los horarios escolares son considerados NP-duros, ya que el tiempo computacional en la búsqueda de la solución puede incrementarse de manera exponencial al aumentar el número de variables, o bien, por la complejidad de las restricciones. En la literatura se reportan diferentes estrategias en la solución de este problema, sin embargo, estas no garantizan encontrar la mejor solución u óptimo global del problema. El presente documento, establece una validación de la estrategia de asignación en tres etapas que ha sido empleada en la solución de horarios escolares, cuyos resultados se caracterizan por la obtención de buenas soluciones en tiempos cortos a través de la técnica exacta de ramificación y acotamiento. La validación consiste en demostrar que la estrategia alcanza el óptimo global en un problema de horario escolar. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Obtaining | pt_BR |
Título: dc.title | Obtaining the Global Optimum of an NP-Hard Problem: School Schedule through the Three-Stage Strategy (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: