CONTANDO HISTÓRIAS DA CASA DA TORRE DE GARCIA D’AVILA - A Produção de Texto Ficcional como metodologia no Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLina, Caren Barbosa,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-20T14:29:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-20T14:29:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherCONTANDO HISTÓRIAS DA CASA DA TORRE DE GARCIA D’AVILA - A Produção de Texto Ficcional como metodologia no Ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747138-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discute a produção do texto ficcional como metodologia no Ensino de História. Foram adotadas as abordagens procedimentais da pesquisa participante, tendo como objeto de estudo, o projeto Contando Histórias da Casa da Torre de Garcia D’Ávila, que teve a participação de duas turmas (1A e 1B) do Colégio Estadual Alaor Coutinho Mata de São João-BA. Os autores que permeiam as teorias apresentadas nessa pesquisa são Muniz (2020), Barca (2006), Pesavento (2015), Goldman (1979) e Rocha (2020). Operando as teorias de ficção e literatura, Ensino de História, Consciência Histórica, Letramento, Interdisciplinaridade, pretendo analisar como a produção de texto ficcional pode colaborar com consciência histórica dos discente no Ensino Médio. Com esse objetivo, analisamos a História e a Literatura como campos de conhecimento que se encontram, os conceitos de Letramento e Consciência Histórica, e utilizamos do Projeto Interdisciplinar elaborado e desenvolvido no Colégio Estadual Alaor Coutinho - Contando Histórias da Casa da Torre de Garcia D’Ávila para experienciar o estudo em análise. A produção de texto dos alunos, juntamente com aplicação de questionário foi o meio de utilizado para alcançar as questões levantadas nessa pesquisa. A metodologia aplicada no Projeto Contando História na Casa da Torre de Garcia D’Ávila é eficaz para aprendizagem e consciência histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Ficção; Consciência Histórica; Letramento; Interdisciplinaridade.pt_BR
Título: dc.titleCONTANDO HISTÓRIAS DA CASA DA TORRE DE GARCIA D’AVILA - A Produção de Texto Ficcional como metodologia no Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons