Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lina, Caren Barbosa, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-20T14:29:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-20T14:29:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | CONTANDO HISTÓRIAS DA CASA DA TORRE DE GARCIA D’AVILA - A Produção de Texto Ficcional como metodologia no Ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747138 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho discute a produção do texto ficcional como metodologia no Ensino de História. Foram adotadas as abordagens procedimentais da pesquisa participante, tendo como objeto de estudo, o projeto Contando Histórias da Casa da Torre de Garcia D’Ávila, que teve a participação de duas turmas (1A e 1B) do Colégio Estadual Alaor Coutinho Mata de São João-BA. Os autores que permeiam as teorias apresentadas nessa pesquisa são Muniz (2020), Barca (2006), Pesavento (2015), Goldman (1979) e Rocha (2020). Operando as teorias de ficção e literatura, Ensino de História, Consciência Histórica, Letramento, Interdisciplinaridade, pretendo analisar como a produção de texto ficcional pode colaborar com consciência histórica dos discente no Ensino Médio. Com esse objetivo, analisamos a História e a Literatura como campos de conhecimento que se encontram, os conceitos de Letramento e Consciência Histórica, e utilizamos do Projeto Interdisciplinar elaborado e desenvolvido no Colégio Estadual Alaor Coutinho - Contando Histórias da Casa da Torre de Garcia D’Ávila para experienciar o estudo em análise. A produção de texto dos alunos, juntamente com aplicação de questionário foi o meio de utilizado para alcançar as questões levantadas nessa pesquisa. A metodologia aplicada no Projeto Contando História na Casa da Torre de Garcia D’Ávila é eficaz para aprendizagem e consciência histórica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Ficção; Consciência Histórica; Letramento; Interdisciplinaridade. | pt_BR |
Título: dc.title | CONTANDO HISTÓRIAS DA CASA DA TORRE DE GARCIA D’AVILA - A Produção de Texto Ficcional como metodologia no Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Caren Barbosa de Lima - PROFHISTORIA UNEB.pdf | 5.28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747138/2/Dissertação - Caren Barbosa de Lima - PROFHISTORIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons