Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NODA, VINICIO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pessôa Da Costa, Leila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-20T11:39:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-20T11:39:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertacao-de-noda_vinicio_240514_115724 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747127 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo descrever a importância da Arte, especialmente dos jogos teatrais, como uma possibilidade de promover o ensino e a aprendizagem de crianças pequenas (de 4 a 5 anos e 11 meses) com Transtorno do Espectro Autista – TEA, em classes regulares na Educação Infantil, numa perspectiva inclusiva. Devido à faixa etária, compreende-se que os jogos teatrais acolhem os jogos dramáticos que ocorrem espontaneamente nessa faixa etária e que desempenham um papel fundamental na educação. Resgata a legalidade da educação inclusiva, caracteriza os alunos com TEA e apresenta os métodos que promovem sua aprendizagem. Entre eles, explora o uso dos jogos teatrais e dramáticos como possibilidade para atingir os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem propostos no campo de experiência "Corpo, Gestos e Movimentos", denominados de EI03CG01, EI03CG02 e EI03CG03, estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular. Neste contexto, sugere sequências didáticas que resgatam a importância do planejamento, da comunicação em sala de aula e do professor pesquisador, de modo a garantir uma aprendizagem mútua, integrando teoria e prática de forma indissociável. O percurso metodológico parte de um aprofundamento bibliográfico acerca do tema, bem como da experiência do autor no uso desta linguagem e na proposição das sequências didáticas. Por fim, considera que brincar é uma atividade essencial e vital para as crianças e deve ser considerada no processo formativo dos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,78MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos teatrais e dramáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | AS ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao-de-noda_vinicio_240514_115724.pdf | https://profei.uem.br/dissertacao-de-noda_vinicio_240514_115724.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747127/2/dissertacao-de-noda_vinicio_240514_115724.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons