AS ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEM - Universidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNODA, VINICIO-
Autor(es): dc.contributor.authorPessôa Da Costa, Leila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-20T11:39:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-20T11:39:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
identificador: dc.identifier.otherdissertacao-de-noda_vinicio_240514_115724pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747127-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo descrever a importância da Arte, especialmente dos jogos teatrais, como uma possibilidade de promover o ensino e a aprendizagem de crianças pequenas (de 4 a 5 anos e 11 meses) com Transtorno do Espectro Autista – TEA, em classes regulares na Educação Infantil, numa perspectiva inclusiva. Devido à faixa etária, compreende-se que os jogos teatrais acolhem os jogos dramáticos que ocorrem espontaneamente nessa faixa etária e que desempenham um papel fundamental na educação. Resgata a legalidade da educação inclusiva, caracteriza os alunos com TEA e apresenta os métodos que promovem sua aprendizagem. Entre eles, explora o uso dos jogos teatrais e dramáticos como possibilidade para atingir os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem propostos no campo de experiência "Corpo, Gestos e Movimentos", denominados de EI03CG01, EI03CG02 e EI03CG03, estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular. Neste contexto, sugere sequências didáticas que resgatam a importância do planejamento, da comunicação em sala de aula e do professor pesquisador, de modo a garantir uma aprendizagem mútua, integrando teoria e prática de forma indissociável. O percurso metodológico parte de um aprofundamento bibliográfico acerca do tema, bem como da experiência do autor no uso desta linguagem e na proposição das sequências didáticas. Por fim, considera que brincar é uma atividade essencial e vital para as crianças e deve ser considerada no processo formativo dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,78MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos teatrais e dramáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleAS ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
dissertacao-de-noda_vinicio_240514_115724.pdfhttps://profei.uem.br/dissertacao-de-noda_vinicio_240514_115724.pdf2,86 MBAdobe PDF/bitstream/capes/747127/2/dissertacao-de-noda_vinicio_240514_115724.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons