Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PIRES DOS SANTOS, LUCIANA MIRIAM | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro de Alencar, Gizeli Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-20T11:30:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-20T11:30:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertacao-finalizada-luciana-03-08-23-2-_compressed | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747124 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presença de alunos com necessidades cognitivas distintas nos desafia a refletir nossas práticas pedagógicas e, nos questionarmos se as mesmas são pertinentes para prover o processo de desenvolvimento e apropriação de conhecimentos científicos, dentre eles o basilar: a apropriação do Sistema de Escrita alfabética (SEA). A partir dessa premissa surgem dúvidas e incertezas sobre como se constitui o processo de ensino e aprendizagem junto a alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) tais como: Quais são as possibilidades de organizar e desenvolver práticas pedagógicas diferenciadas com vistas a apropriação do sistema de escrita, junto aos alunos PAEE? A busca por respostas nos conduziu a realizar um uma pesquisa com objetivo geral de: Propor uma Organização de Ensino, contemplando a área de conhecimento da Língua Portuguesa do segundo ano do Ensino Fundamental, para respaldar as práticas pedagógicas diferenciadas a serem aplicadas com os alunos PAEE na sala de aula comum e na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) com vistas a apropriação da escrita. Para este trabalho realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentado em estudiosos da área de alfabetização, letramento, educação e psicologia, tais como: Vigotski (2007,2009, 2010), Leontiev (2004), Luria (2010), Martins; Carvalho e Dangió (2018), Alencar (2020, 2022, 2023), Franco; Martins (2021), Lemle (2006) e Soares (2000, 2004, 2020, 2021a, b), bem como, por meio dos dados extraídos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), do Referencial Curricular do Estado do Paraná (RCPR) (2018, 2022) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) utilizados por uma escola pública do Noroeste do Paraná. Dessa maneira, seguimos os critérios de uma pesquisa qualitativa e descritiva, uma vez que levou-se em conta a realidade e a particularidade do objeto da pesquisa. E como resultado elaboramos quadros contemplando organização dos Componentes Curriculares, Organização de Ensino semestral, Organização de Ensino semanal, bem como a confecção de recursos pedagógicos, os quais subsidiaram a elaboração do produto educacional em formato de caderno pedagógico com proposições de uso dos recursos pedagógicos na área de Língua Portuguesa plausíveis de serem utilizados tanto com alunos PAEE na sala de aula comum quanto na SRM no processo de alfabetização e letramento, conforme, apresentado no apêndice. Concluímos que quanto mais significativas forem as relações e condições efetivas de aquisição do Sistema de Escrita Alfabético, maiores serão os resultados de alfabetização e letramento para alunos PAEE. Para tanto, é necessária uma estrutura organizacional de ensino, com planejamentos flexíveis e adaptáveis, estratégias teóricas metodológicas eficientes, recursos diferenciados, que possibilitem ao professor da sala de aula comum e da SRM organizar atividades de ensino por meio de uma planificação que direcione os seus alunos ao conhecimento científico para a aquisição do SEA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,45MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Organização de Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática e Recursos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recurso Multifuncional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula comum | pt_BR |
Título: dc.title | ORGANIZAÇÃO DE ENSINO: PROPOSIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – PAEE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao-finalizada-luciana-03-08-23-2-_compressed.pdf | https://profei.uem.br/dissertacao-finalizada-luciana-03-08-23-2-_compressed.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747124/2/dissertacao-finalizada-luciana-03-08-23-2-_compressed.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons