CURSO DE EXTENSÃO: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: INTERLOCUÇÕES, COMPARTILHAMENTO DE SABERES E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEM - Universidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOURENÇO, CLÉZIA APARECIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorCalegari-Falco, Aparecida Meire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-20T11:06:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-20T11:06:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.otherproduto-educacional_240515_200215-1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747122-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão tem sido tema de grandes debates em diferentes espaços sociais, mas é na educação que este debate se intensifica e busca respostas para a questão: como viabilizar a inclusão escolar para alunos do Atendimento Educacional Especializado, atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais, por meio de uma cultura colaborativa escolar? Nosso objetivo é analisar a importância da inclusão de estudantes do Atendimento Educacional Especializado do Ensino Médio a fim de possibilitar a todos a construção da cultura inclusiva escolar dentro de uma perspectiva colaborativa. Buscamos refletir acerca da problemática da pesquisa à luz dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, que enfatiza o caráter histórico-social do homem, tendo como aporte teórico o referencial de Lev Semenovich Vygotsky (1989) que, em seus estudos, trata da importância da interação social do indivíduo e das suas relações com o outro no processo de aprendizagem. Fundamentamo-nos ainda em pesquisadores de referência nacional na área da Educação Especial, Inclusão Escolar e Formação de Professores, dentre os quais destacamos Mendes (2010), Kassar (2018), Rabelo (2012), Capellini e Zerbato (2019), Vilaronga (2014), Fonseca (2011), Gatti (2016). Abordamos os principais documentos orientadores em nível internacional que tiveram impacto na formulação de políticas públicas no Brasil e que normatizam, em âmbito nacional, a Educação Especial numa perspectiva inclusiva, dentre os quais destacamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e o Plano Nacional de Educação (PNE) e Política Nacional de Educação Especial (PNEE). Foi possível constatar as intensas e importantes reformas educacionais que repercutem nas escolas, muito embora seja relevante destacar o papel fundante da necessidade da formação continuada dos profissionais da educação para que possam efetivar uma prática que consolide a cultura inclusiva. O trabalho contou com revisão bibliográfica, documental e formativa acerca da temática e a proposição do Curso de Extensão, com carga horária de 40 h/a, atendendo às prerrogativas de oferta de um produto educacional, requisito dos programas stricto sensu para profissionais. O curso foi realizado com professores(as) da rede pública e privada de ensino, a fim de propiciar elementos que oportunizassem reflexões para consolidação de práticas escolares colaborativas em prol da construção da Cultura Inclusiva escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,53MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Inclusiva Escolarpt_BR
Título: dc.titleCURSO DE EXTENSÃO: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: INTERLOCUÇÕES, COMPARTILHAMENTO DE SABERES E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
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