JOGOS TEATRAIS E AUTISMO: PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEM - Universidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNODA, VINICIO-
Autor(es): dc.contributor.authorPessôa Da Costa, Leila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-20T11:41:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-20T11:41:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
identificador: dc.identifier.otherproduto-educacional-jogos-teatrais-e-autismo-_no_240515_202155-1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747104-
Resumo: dc.description.abstractEste material que lhe apresentamos é fruto da pesquisa de mestrado denominada “As artes cênicas no processo de ensino e de aprendizagem: uma perspectiva inclusiva para alunos com transtorno do espectro autista”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, com o intuito de promover o aprimoramento do processo de aprendizagem de alunos com autismo. A educação inclusiva é uma temática necessária e defendida tanto na legislação internacional quanto na de âmbito nacional. Estas legislações evidenciam sua relevância para a nossa sociedade, como o documento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas – ONU. Considerando essa importância, este trabalho atende aos objetivos 4 e 10: Educação de qualidade e a Redução das desigualdades, respectivamente. Propomos aqui trêssequências didáticas, tendo como referência a proposição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), para atender a alguns objetivos do campo de experiência denominado Corpo, Gestos e Movimento, para alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, (nível 1), na faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses, que frequentam a Educação Infantil. A razão pela escolha da sequência didática como um agrupamento de atividades articuladas parte da proposição de Zabala (1998), mas foi adaptada tendo como referência a pedagogia histórico-crítica (ALTOÉ; GASPARIN; NEGRÃO, 2010), que explicitaremos mais adiante. As atividades propostas para essas sequências didáticas se apoiam nos jogos teatrais, que auxiliam o desenvolvimento social e cognitivo do aluno. Para Spolin (2007), a própria ideia de jogo indica que, no mínimo, duas pessoas deverão interagir e fazer as dinâmicas que são demandadas pelas atividades, dessa forma potencializando a comunicação, a empatia e a construção do senso crítico nos alunos. Essas proposições consideram ainda o ensino numa perspectiva emancipadora (FREIRE, 1996), uma condição indispensável para que a pessoa com deficiência deixe de ser excluída e passe a participar mais ativamente de nossa sociedade. Esperamos que este produto educacional possa contribuir para um novo olhar sobre o processo de inclusão e abrir espaço para novas possibilidades de ensino mais inclusivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,77MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos teatrais e dramáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleJOGOS TEATRAIS E AUTISMO: PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
produto-educacional-jogos-teatrais-e-autismo-_no_240515_202155-1.pdfhttps://profei.uem.br/produto-educacional-jogos-teatrais-e-autismo-_no_240515_202155-1.pdf1.81 MBAdobe PDF/bitstream/capes/747104/2/produto-educacional-jogos-teatrais-e-autismo-_no_240515_202155-1.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons