Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NODA, VINICIO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pessôa Da Costa, Leila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-20T11:41:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-20T11:41:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-educacional-jogos-teatrais-e-autismo-_no_240515_202155-1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747104 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material que lhe apresentamos é fruto da pesquisa de mestrado denominada “As artes cênicas no processo de ensino e de aprendizagem: uma perspectiva inclusiva para alunos com transtorno do espectro autista”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, com o intuito de promover o aprimoramento do processo de aprendizagem de alunos com autismo. A educação inclusiva é uma temática necessária e defendida tanto na legislação internacional quanto na de âmbito nacional. Estas legislações evidenciam sua relevância para a nossa sociedade, como o documento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas – ONU. Considerando essa importância, este trabalho atende aos objetivos 4 e 10: Educação de qualidade e a Redução das desigualdades, respectivamente. Propomos aqui trêssequências didáticas, tendo como referência a proposição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), para atender a alguns objetivos do campo de experiência denominado Corpo, Gestos e Movimento, para alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, (nível 1), na faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses, que frequentam a Educação Infantil. A razão pela escolha da sequência didática como um agrupamento de atividades articuladas parte da proposição de Zabala (1998), mas foi adaptada tendo como referência a pedagogia histórico-crítica (ALTOÉ; GASPARIN; NEGRÃO, 2010), que explicitaremos mais adiante. As atividades propostas para essas sequências didáticas se apoiam nos jogos teatrais, que auxiliam o desenvolvimento social e cognitivo do aluno. Para Spolin (2007), a própria ideia de jogo indica que, no mínimo, duas pessoas deverão interagir e fazer as dinâmicas que são demandadas pelas atividades, dessa forma potencializando a comunicação, a empatia e a construção do senso crítico nos alunos. Essas proposições consideram ainda o ensino numa perspectiva emancipadora (FREIRE, 1996), uma condição indispensável para que a pessoa com deficiência deixe de ser excluída e passe a participar mais ativamente de nossa sociedade. Esperamos que este produto educacional possa contribuir para um novo olhar sobre o processo de inclusão e abrir espaço para novas possibilidades de ensino mais inclusivas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,77MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos teatrais e dramáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | JOGOS TEATRAIS E AUTISMO: PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-educacional-jogos-teatrais-e-autismo-_no_240515_202155-1.pdf | https://profei.uem.br/produto-educacional-jogos-teatrais-e-autismo-_no_240515_202155-1.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747104/2/produto-educacional-jogos-teatrais-e-autismo-_no_240515_202155-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons