Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA NOVAES, VANESSA DE SOUZA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MONTAGNOLI, GILMAR ALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-20T11:09:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-20T11:09:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | relatorio-do-produto-educacional_240515_211112-2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747100 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional, proposto no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEM), na linha de Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, tem como tema a Tecnologia Assistiva no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência. O objetivo é analisar as condições de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência de instituições educacionais públicas do município de Borrazópolis-PR, especialmente no que se refere à utilização de Tecnologia Assistiva necessária ao processo educacional. Compreende-se, com base na Teoria Histórico-Cultural, que o desenvolvimento humano exige situações de ensino, aprendizagem e vivências escolares, o que, no caso de pessoas com deficiência, torna o aporte tecnológico necessário em muitos casos. Parte-se do pressuposto que as iniciativas de inclusão que vêm sendo realizadas em instituições públicas representam um avanço sem precedentes, sendo necessário analisar as condições dessas iniciativas, a fim de aprimorar o processo de inclusão. Foram selecionadas três instituições de ensino para fazer parte da pesquisa, duas escolas do ensino fundamental, considerando os anos iniciais, e uma instituição filantrópica. Essas escolas atuam diretamente com os estudantes Público Alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e possuem uma considerável diversidade social, sendo as unidades de ensino responsáveis por todo o atendimento no município. A metodologia consistiu na aplicação de questionário aos gestores, a fim de verificar as condições dos estudantes em relação ao acesso à Tecnologia Assistiva nas instituições de ensino. Os dados e suas análises devem possibilitar a formulação de estratégias pedagógicas para lidar com as situações, além de subsidiar a formulação de orientações aos professores, de modo a viabilizar o conhecimento dos direitos que a legislação inclusiva brasileira garante às pessoas com deficiência. No decorrer das entrevistas realizadas com os gestores das unidades de pesquisa, foi possível identificar o contraste entre a percepção de importância da TA na vida dos estudantes com deficiência e a ausência dessa utilização, estando esta relacionada ao desconhecimento da existência e do acesso a esses recursos e produtos por parte dos gestores. Um dos principais problemas mencionados pelos gestores, foi a falta de formação pedagógica a respeito da TA e Educação Inclusiva, além da própria limitação do acesso a essas tecnologias. A partir das informações obtidas pelos gestores durante as entrevistas, foi realizado o curso de extensão “As Possibilidades da Tecnologia Assistiva no Processo Educacional”, para os profissionais da educação do município de Borrazópolis-PR, que teve como objetivo suprir a defasagem de informações a respeito da Educação Inclusiva, o Processo de Ensino e Aprendizagem das Pessoas com Deficiência e a Tecnologia Assistiva. O curso de extensão teve carga horária de 40 (quarenta) horas, sendo 3 (três) encontros síncronos de 4 (quatro) horas de duração, com temas específicos e atividades em encontros assíncronos. A iniciativa permitiu ampliar reflexões possibilitadas nas entrevistas, além de socializar questões | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 376KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Humano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | pt_BR |
Título: dc.title | AS POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO EDUCACIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
relatorio-do-produto-educacional_240515_211112-2.pdf | https://profei.uem.br/relatorio-do-produto-educacional_240515_211112-2.pdf | 376,78 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747100/2/relatorio-do-produto-educacional_240515_211112-2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons