Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | REDIG, ANNIE GOMES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BLASI, FELIPE DI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DUTRA, FLÁVIA BARBOSA S. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, MIDIÃ MOREIRA OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-20T08:54:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-20T08:54:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747098 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trabalhar em equipe é algo desafiador e extraordinário, principalmente quando os temas são diferentes, mas acima de tudo complementares, afinal a inclusão é um tema transversal. Dessa forma, quando pensamos na relação entre educação e pessoa com deficiência (PcD), se faz necessário considerar a individualidade e demanda específica de cada estudante, pois, por mais que este tenha a mesma deficiência que outro, suas demandas são singulares, e isso já não é mais nenhuma novidade. Assim, destacamos o plano educacional individualizado, como ferramenta fundamental no processo ensino aprendizagem. E, como parte deste processo, temos as avaliações, que também precisam ser bem pensadas e estruturadas, segundo as demandas específicas, para que o percurso acadêmico seja bem sucedido e aprazível. Promover o acesso é garantir a transição para a vida adulta e independente. A acessibilidade, nesse sentido, é capaz de migrar a pessoa de uma perspectiva assistencialista social para o viés emancipatório. Foi diante destes assuntos distintos e imbricados que nasceu a ideia do projeto, através da elaboração de documentos norteadores acerca dos quatro “Ps”: plano educacional individualizado (PEI), plano acessibilidade na avaliação (PAA), plano de transição para a vida independente (PIT) e plano de acessibilidade básica (PAB). O PAB é um documento norteador para acessibilidade básica, desenvolvido pelo Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que atualmente tem sua temática de estudo, pesquisa e ações voltadas para as questões relacionadas a acessibilidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de apoio na educação especial | pt_BR |
Título: dc.title | Documento norteador para implementação do Plano de Acessibilidade Básica - PAB: primeiros passos (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: