Documento norteador para implementação do Plano de Acessibilidade Básica - PAB: primeiros passos (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorREDIG, ANNIE GOMES-
Autor(es): dc.contributor.authorBLASI, FELIPE DI-
Autor(es): dc.contributor.authorDUTRA, FLÁVIA BARBOSA S.-
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, MIDIÃ MOREIRA OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-20T08:54:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-20T08:54:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-15-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747098-
Resumo: dc.description.abstractTrabalhar em equipe é algo desafiador e extraordinário, principalmente quando os temas são diferentes, mas acima de tudo complementares, afinal a inclusão é um tema transversal. Dessa forma, quando pensamos na relação entre educação e pessoa com deficiência (PcD), se faz necessário considerar a individualidade e demanda específica de cada estudante, pois, por mais que este tenha a mesma deficiência que outro, suas demandas são singulares, e isso já não é mais nenhuma novidade. Assim, destacamos o plano educacional individualizado, como ferramenta fundamental no processo ensino aprendizagem. E, como parte deste processo, temos as avaliações, que também precisam ser bem pensadas e estruturadas, segundo as demandas específicas, para que o percurso acadêmico seja bem sucedido e aprazível. Promover o acesso é garantir a transição para a vida adulta e independente. A acessibilidade, nesse sentido, é capaz de migrar a pessoa de uma perspectiva assistencialista social para o viés emancipatório. Foi diante destes assuntos distintos e imbricados que nasceu a ideia do projeto, através da elaboração de documentos norteadores acerca dos quatro “Ps”: plano educacional individualizado (PEI), plano acessibilidade na avaliação (PAA), plano de transição para a vida independente (PIT) e plano de acessibilidade básica (PAB). O PAB é um documento norteador para acessibilidade básica, desenvolvido pelo Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que atualmente tem sua temática de estudo, pesquisa e ações voltadas para as questões relacionadas a acessibilidade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectServiços de apoio na educação especialpt_BR
Título: dc.titleDocumento norteador para implementação do Plano de Acessibilidade Básica - PAB: primeiros passos (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais