Há “ideologia de gênero” nos materiais didáticos de sociologia? Uma análise do PNLD 2021 da área de ciências humanas e sociais aplicadas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Priscilla dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-17T12:59:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-17T12:59:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-17-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Priscilla_dos_Santos_Vasconcelos_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746977-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação que se segue possui como objetivo compreender se existe ou não ideologia de gênero, dentro dos materiais didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. Buscamos analisar a categoria gênero a partir das contribuições da Sociologia, e compreender como e se essas contribuições estão presentes nas coleções da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Esse objetivo da pesquisa comunga com o avanço da ofensiva antigênero que pode ser vislumbrada tanto no cenário nacional como no contexto mundial. Dito de outra maneira, esta pesquisa visa verificar se – tal como acusa os setores conservadores e religiosos da classe dominante – os materiais promovem uma formação doutrinária com base na ideologia de gênero ou se os conteúdos referentes a temática de gênero, quando aparecem, possuem o intuito de socializarem os conhecimentos científicos acumulados – teorias, conceito, autores etc. – sobre esse tema. Para tal, utilizaremos do materialismo histórico-dialético para realizarmos uma análise bibliográfica, documental e de conteúdos, na busca de compreender o que é ideologia de gênero a partir da perspectiva conservadora; como os conceitos de gênero e ideologia são entendidos pelas Ciências Sociais; e, se, os materiais didáticos produzidos após as mudanças do Ensino Médio executadas a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordam a temática de gênero e, quando abordam, como esses conteúdos são apresentados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.098 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais didáticospt_BR
Título: dc.titleHá “ideologia de gênero” nos materiais didáticos de sociologia? Uma análise do PNLD 2021 da área de ciências humanas e sociais aplicadaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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