Admirável mundo novo: literatura e ensino de sociologia

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMessias, Juliana Mirele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-17T12:55:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-17T12:55:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-17-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Juliana_Mirele_Messias_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746976-
Resumo: dc.description.abstractA Sociologia e a Modernidade possuem origens no desenvolvimento das associações humanas, as mudanças no modo de vida e de produção foram os temas das primeiras sociologias que focaram na racionalização dos costumes, hábitos e comportamentos dos indivíduos em diferentes esferas coletivas, portanto o princípio geral mais importante para os pensadores que perceberam estas transformações como fenômenos passíveis de serem estudados, o progresso era visto como inexorável. Com os avanços rápidos da urbanização e das novas formas de organização social,devido a industrialização e os fluxos de indivíduos,trabalhadores,comerciantes,artistas, profissionais liberais e servidores públicos precisou ser caracterizada e entendida sob alguns aspectos, a partir dos conceitos de classe, poder e dominação propostos pelos clássicos da sociologia foi possível dar bases para a interpretação do perfil do professor, o tipo ideal de conhecimentos escolares (educação de qualidade) e as “fake news” como um problema para a formação contínua do profissional de ensino e para a construção epistemológica da classe em função da replicabilidade de padrões tidos como modernos, mas que são movidos por forças mercadológicas e ideológicas. O texto de Aldous Huxley serviu de ponte para interpretar de maneira didática a construção material e prática da divisão das classes, a dominação por meio das funções de cada um e a produção de verdades por meio da repetição, vista como racionalização.os enredos fornecem ao educador reflexões sobre o seu próprio papel dentro de uma instituição chamada escola pública atualmente, com vistas no recorte temporal do início do século XX, para entender as ações coletivas e individuais deste século XXI, ou seja, compreender a minha própria literatura no processo de interpretação de um clássico com abordagens de conceitos da sociologia e apoio de uma contextualização histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent466 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfSociopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectClasses sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFake newspt_BR
Título: dc.titleAdmirável mundo novo: literatura e ensino de sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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