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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Messias, Juliana Mirele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-17T12:55:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-17T12:55:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Juliana_Mirele_Messias_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746976 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Sociologia e a Modernidade possuem origens no desenvolvimento das associações humanas, as mudanças no modo de vida e de produção foram os temas das primeiras sociologias que focaram na racionalização dos costumes, hábitos e comportamentos dos indivíduos em diferentes esferas coletivas, portanto o princípio geral mais importante para os pensadores que perceberam estas transformações como fenômenos passíveis de serem estudados, o progresso era visto como inexorável. Com os avanços rápidos da urbanização e das novas formas de organização social,devido a industrialização e os fluxos de indivíduos,trabalhadores,comerciantes,artistas, profissionais liberais e servidores públicos precisou ser caracterizada e entendida sob alguns aspectos, a partir dos conceitos de classe, poder e dominação propostos pelos clássicos da sociologia foi possível dar bases para a interpretação do perfil do professor, o tipo ideal de conhecimentos escolares (educação de qualidade) e as “fake news” como um problema para a formação contínua do profissional de ensino e para a construção epistemológica da classe em função da replicabilidade de padrões tidos como modernos, mas que são movidos por forças mercadológicas e ideológicas. O texto de Aldous Huxley serviu de ponte para interpretar de maneira didática a construção material e prática da divisão das classes, a dominação por meio das funções de cada um e a produção de verdades por meio da repetição, vista como racionalização.os enredos fornecem ao educador reflexões sobre o seu próprio papel dentro de uma instituição chamada escola pública atualmente, com vistas no recorte temporal do início do século XX, para entender as ações coletivas e individuais deste século XXI, ou seja, compreender a minha própria literatura no processo de interpretação de um clássico com abordagens de conceitos da sociologia e apoio de uma contextualização histórica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 466 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfSocio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | pt_BR |
Título: dc.title | Admirável mundo novo: literatura e ensino de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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messias_jm_me_mar.pdf | 465,59 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746976/2/messias_jm_me_mar.pdfDownload |
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