
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Fabrício Mendes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-17T12:47:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-17T12:47:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Fabricio_Mendes_Pereira_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746975 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação se constitui como um importante campo de disputa de visão de sociedade e de mundo. Onde grupos com os mais diversos ideais tentam influenciar, seja pela via democrática com proposições e disputas de poder, seja pela via de aparelhamento privado do Estado. De modo que a conjuntura histórica e social é de grande importância na compreensão destes grupos ideológicos liberais e conservadores na busca por implementar um projeto de poder e de sociedade. E dentro deste bojo as disputas e polarizações em nível de discurso são bem presentes. Neste ensejo de disputas em torno do sistema educacional, e mais precisamente em uma das suas principais políticas públicas em nível federal que é o Plano Nacional do Livro Didático 2021. Tendo por objetivo a imposição do que estudar e sob quais perspectivas estudar, delimitando inclusive o que é ciência. Decorrendo que nesse processo se busca inclusive impor visões de mundo alinhadas às suas perspectivas. Assim, esta dissertação busca apresentar os aspectos relacionados ao lugar das ciências humanas e da sociologia no Plano Nacional do Livro Didático 2021. E os impactos de um PNLD sob o bolsonarismo e sua ofensiva ultradireitista contra a educação nacional. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.653 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | PNLD 2021 | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideologias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservadorismo | pt_BR |
| Título: dc.title | A ofensiva liberal conservadora sob o bolsonarismo: um estudo dos livros no PNLD 2021 sociologia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| pereira_fm_me_mar (1).pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746975/2/pereira_fm_me_mar (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons