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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maia, Daniele da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-17T12:36:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-17T12:36:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Daniele_da_Silva_Maia_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746974 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa teve por objetivo propor uma organização de ensino para aprendizagem de conceitos da Sociologia a partir de uma sequência didática pautada no contexto regional para compreensão da identidade cultural dos estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Rondônia. Para tanto pautou-se na perspectiva da teoria histórico-cultural, e, na estruturação dos caminhos da sequência didática recorreu-se à organização de ensino e ao estudo documental da legislação e do currículo de Rondônia para o levantamento das necessidades dos sujeitos da EJA. Na etapa de aplicação da sequência didática intitulada “você pertence aos povos da floresta? ”, optou-se por trabalhar os conceitos de socialização, cultura, identidade e grupos sociais durante sete aulas realizadas com os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da EJA. Em cada aula realizada, foram utilizados textos didáticos que foram trabalhados com ações e operações e a mediação pedagógica da professora. Entre os resultados alcançados, observou-se a apropriação conceitual por parte dos estudantes, numa interação dialética, entre estes sujeitos e as temáticas desenvolvidas nesta pesquisa, e a utilização da pergunta norteadora contribuiu para compreensão da maioria dos estudantes em relação aos conceitos de identidade e cultura, principalmente no que diz respeito à relação com os povos da floresta. Quanto às ações e operações pedagógicas, pode-se inferir que se revelaram eficazes no desenvolvimento da sequência didática, e, dentre elas, destacaram-se: a criação de situações-problema; árvore genealógica; a promoção de diálogos por meio da roda de conversa, a elaboração de síntese conceituais; e a análise imagética dos grupos sociais. Em síntese, a organização de ensino estabelecida para aprendizagem dos conceitos da Sociologia a partir da estruturação de uma sequência didática possibilitou a compreensão dos conceitos por parte dos estudantes; entretanto, na mediação pedagógica, vislumbrou-se a necessidade de melhorias em sua estruturação, bem como reconhece-se a relevância de se considerar na ação pedagógica a autonomia de cada professor em relação às ações e operações para o desenvolvimento das funções psíquicas e cognitivas dos estudantes propostas a partir da organização de ensino na perspectiva da teoria Histórico Cultural. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Organização de ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
| Título: dc.title | Identidade cultural do estudante de Rondônia: uma organização de ensino para aprendizagem de conceitos da sociologia no ensino médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| maia_ds_me_mar (1).pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746974/2/maia_ds_me_mar (1).pdfDownload |
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