Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAfonso, Gisele Aparecida Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-17T12:52:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-17T12:52:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-17-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Gisele_Aparecida_Alves_Afonso_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746962-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, desenvolvido junto ao PROFSOCIO, tem por objetivo caracterizar os jovens do ensino médio, estabelecendo sua relação com a categoria trabalho sob a perspectiva teórica do marxismo e descrevê-los a partir da análise do formulário com questões sobre raça/cor, escolaridade dos pais, renda familiar, atividade remunerada exercida e rodas de conversas desenvolvidas em sala de aula para compreender os conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, a proposta é a elaboração de uma sequência didática baseada na temática “trabalho”, direcionada ao ensino e aprendizagem de Sociologia para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, posteriormente aplicar e avaliar. A sequência didática terá aporte teórico a partir da Teoria histórico-cultural, em especial, a Teoria da Atividade desenvolvida por Leontiev (2004) e contribuições de Davidov (1999) com a Atividade de Estudo. O propósito é desnaturalizar o conceito de trabalho entre os estudantes. Para tanto, a organização do ensino e aprendizagem será pautada a partir da contribuição Teoria histórico-cultural, que tem um potencial transformador no estudante, pois há superação do pensamento empírico pelo pensamento teórico. A atividade de estudo tem a proposta de dar sentido ao estudante sobre o conteúdo e, pensando nisso, de acordo com a reflexão e entendimento de suas próprias ações cognitivas, o estudante se apropriará dos conceitos sociológicos como meio para desvendar a sua realidade social. Sendo assim, este trabalho caracteriza-se, portanto, com estudos dirigidos que se valerão de levantamento e análise de dados bibliográficos e utilização da pesquisa-ação, como metodologia de implementação em sala de aula e consequentemente da sequência didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.367 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Título: dc.titleDialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalhopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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