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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martinez, Elizabeth Aparecida Pereira Tapias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-17T12:43:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-17T12:43:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Elizabeth_Aparecida_Pereira_Tapias_Martinez_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746961 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo a produção e implementação de uma sequência didática com o tema racismo em turmas do ensino médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A justificativa da pesquisa se pautou pela fragilidade do currículo no enfrentamento desse importante tema, expressa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista etapa Ensino Médio (CP) e também pela vulnerabilidade das juventudes negras, afetadas por políticas educacionais, resultado de problemas estruturais do Brasil. A hipótese é que o currículo, materializando políticas neoliberais, dificulta o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a população negra, não havendo um processo emancipatório nessas relações. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e pesquisa qualitativa, que fundamentaram a elaboração da sequência didática e análise do tema e do currículo, tendo como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para discutir o tema do racismo com estudantes de Sociologia no ensino médio como uma alternativa ao currículo atual. Os resultados da pesquisa apontam para a contribuição da sequência didática aos avanços na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, verificáveis durante o processo de implementação, expressos nas sínteses coletivas das aulas, em que várias manifestações explicitam momentos de ruptura com o senso comum e a internalização/externalização dos conceitos científicos sobre o racismo. Também foi possível identificar impacto positivo na escola, por meio de manifestações de interesse de docentes de outras disciplinas em trabalhar de modo conjunto, com possibilidades futuras de um trabalho interdisciplinar, bem como na construção e realização coletiva da II Semana de Consciência Negra em 2022, momento do ápice desse processo, constatado nos depoimentos de diferentes participantes da escola e os externos a ela. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes negras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
Título: dc.title | É possível não ser racista numa sociedade racista? Uma proposta de sequência didática para o ensino de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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martinez_eapt_me_mar (1).pdf | 4,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746961/2/martinez_eapt_me_mar (1).pdfDownload |
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