A diferença faz diferença? Perspectivas de jovens estudantes sobre a diversidade sexual e de gênero

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBiajone, Adriano Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-17T12:28:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-17T12:28:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-17-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Adriano_Rodrigues_Biajone_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746960-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa parte do interesse em conhecimentos didáticos que promovam o entendimento da temática da diversidade sexual e de gênero nas escolas. Para a realização dessa pesquisa foi adotada a pesquisa-ação, pois esse método visa elucidar problemas sociais relevantes por meio da participação de grupos interessados na sua resolução. Pretende-se contribuir para o entendimento das necessidades de jovens estudantes em relação à temática e buscar soluções didáticas para transformar a situação atual. A dissertação aborda os tabus no ambiente escolar, enfatizando a importância de tornar a escola um espaço propício para reflexões e debates sobre diversidade e liberdade de expressão. O grupo focal realizado com estudantes do ensino médio revelou a falta de abordagem da diversidade sexual e gênero na escola e a necessidade de materiais adequados, bem como da adoção de novas posturas e necessidades de aprendizagens por parte do corpo docente. A partir disso, foi realizada uma formação para as equipes gestoras das escolas estaduais da Regional de Apiaí - SP, sendo destacadas a importância do diálogo e da abordagem lúdica, e manifestaram interesse no tema e na necessidade de implementar estratégias eficazes na abordagem sobre a diversidade sexual e de gênero, resultando no que chamamos de "Trans_formação Continuada". A experiência pedagógica promoveu o respeito às diferenças e combate a opressão por meio de práticas educativas adequadas à realidade, reforçando a importância de abordar essas questões na escola, como estratégia de inclusão e de promoção de uma educação livre de preconceitos. Como resultado desta experiência, são apresentados dois recursos pedagógicos para professores e professoras desenvolverem atividades relacionadas à diversidade sexual e de gênero. O primeiro recurso, um roteiro detalhado para realização de grupo focal, que permite conhecer as perspectivas de jovens estudantes e identificar ações necessárias a ser desenvolvidas na escola e o segundo recurso, a apresentação de Estudos de Casos, que utilizados em formação de professoras e professores, podem contribuir com o enfrentamento da LGBTIfobia na escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGênero e diversidade sexualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJovens estudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
Título: dc.titleA diferença faz diferença? Perspectivas de jovens estudantes sobre a diversidade sexual e de gêneropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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