Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARAVILHA, Alex | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Iury Padrão da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, João Pedro Martins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Júlia Ladislau Maciel de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRÉ, Philipe Braga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, Potiara de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Vinícius Pedrosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MESQUITA, Zandor Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T23:33:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T23:33:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tinta nas mãos, cultura como lição | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746959 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo descrever a concepção e execução do produto educacional realizado no Projeto de Residência Pedagógica, na instituição ETEJBM (Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins). Esse produto educacional surgiu com o propósito de unir a arte e a educação, pensando, principalmente, nos interesses dos estudantes, ao inseri-los no espaço escolar, onde os permitissem se manifestar artisticamente. Utiliza-se, ainda, o conceito de lugar, expressando, desse modo, o sentimento de pertencimento e permitindo uma criação mais afetiva para com o ambiente escolar. Como metodologia de pesquisa, recorre-se aos levantamentos bibliográficos dos principais autores que debatem as temáticas trabalhadas, como, por exemplo, Beckmann e Peixoto (2021) sobre produto pedagógico, Lavor Filho (2020) discutindo grafite e Leite (1998) abordando a temática do Lugar. Por último, foi realizada a grafitagem em um muro da escola com os alunos, possibilitando não apenas a expressão artística, mas também a construção e o reconhecimento das suas identidades. Portanto, essa experiência proporcionou uma nova visão da escola para os alunos, mostrando a eles que a escola pode ser um espaço integrador, acolhedor e com a presença de fatores físicos e simbólicos que fazem parte da identidade dos alunos, com isso, também foi organizado após a confecção do grafite, uma roda com batalha de rimas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20 PÁGINAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | arte urbana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | grafite | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | hip-hop | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | lugar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | Tinta nas mãos, cultura como lição: rima como obra prima na Arte Urbana e Geografia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tinta nas mãos, cultura como lição.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746959/2/Tinta nas mãos, cultura como lição.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons