Tinta nas mãos, cultura como lição: rima como obra prima na Arte Urbana e Geografia

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARAVILHA, Alex-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Iury Padrão da-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, João Pedro Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, Júlia Ladislau Maciel de-
Autor(es): dc.contributor.authorANDRÉ, Philipe Braga-
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, Potiara de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Vinícius Pedrosa-
Autor(es): dc.contributor.authorMESQUITA, Zandor Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T23:33:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T23:33:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
identificador: dc.identifier.otherTinta nas mãos, cultura como liçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746959-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo descrever a concepção e execução do produto educacional realizado no Projeto de Residência Pedagógica, na instituição ETEJBM (Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins). Esse produto educacional surgiu com o propósito de unir a arte e a educação, pensando, principalmente, nos interesses dos estudantes, ao inseri-los no espaço escolar, onde os permitissem se manifestar artisticamente. Utiliza-se, ainda, o conceito de lugar, expressando, desse modo, o sentimento de pertencimento e permitindo uma criação mais afetiva para com o ambiente escolar. Como metodologia de pesquisa, recorre-se aos levantamentos bibliográficos dos principais autores que debatem as temáticas trabalhadas, como, por exemplo, Beckmann e Peixoto (2021) sobre produto pedagógico, Lavor Filho (2020) discutindo grafite e Leite (1998) abordando a temática do Lugar. Por último, foi realizada a grafitagem em um muro da escola com os alunos, possibilitando não apenas a expressão artística, mas também a construção e o reconhecimento das suas identidades. Portanto, essa experiência proporcionou uma nova visão da escola para os alunos, mostrando a eles que a escola pode ser um espaço integrador, acolhedor e com a presença de fatores físicos e simbólicos que fazem parte da identidade dos alunos, com isso, também foi organizado após a confecção do grafite, uma roda com batalha de rimas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20 PÁGINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectarte urbanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgrafitept_BR
Palavras-chave: dc.subjecthip-hoppt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlugarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
Título: dc.titleTinta nas mãos, cultura como lição: rima como obra prima na Arte Urbana e Geografiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Geografiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Residência Pedagógicapt_BR
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