O uso de recurso visual no ensino de Geografia do Ensino Fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Juliana Alves Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorLEAL, Luis Matheus Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Maria Eduarda Reis-
Autor(es): dc.contributor.authorBARRA, Mateus Cunha-
Autor(es): dc.contributor.authorANDRÉ, Philipe Braga-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Wesley Pires de-
Autor(es): dc.contributor.authorMESQUITA, Zandor Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T23:23:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T23:23:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
identificador: dc.identifier.otherO uso de recurso visual no ensino de Geografia do Ensino Fundamental IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746958-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho visa discutir a relevância dos recursos visuais no processo de ensino e aprendizagem de Geografia no ensino fundamental II. Para tanto, fez-se uma pesquisa descritiva, em três turmas do ensino fundamental II da instituição de ensino Carmem Sylvia Carneiro, onde empreendeu-se debates ligados a questões geológicas, específicas do conteúdo programático destas turmas. A utilização destes recursos visuais foi posto a partir do momento em que se identificou que os discentes apresentavam dificuldade de debater dinâmicas abstratas não perceptíveis no cotidiano somente com o material presente no livro didático, havendo assim a necessidade de buscar elementos que auxiliassem nesse entendimento. Assim, visando trabalhar conteúdos que não são visíveis no dia a dia, estimular o sistema cognitivo e tornar a aprendizagem dos estudantes mais significativas, foi elaborado um material didático para a escola, composto por dois banners, um sobre a Estrutura Interna da Terra e outro sobre as Placas Tectônicas, a fim de que outros professores de geografia o utilizem em suas aulas. Em síntese, a aplicação do material didático nas turmas revelou-se uma experiência notável e enriquecedora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22 PÁGINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Visualpt_BR
Título: dc.titleO uso de recurso visual no ensino de Geografia do Ensino Fundamental IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Geografiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Residência Pedagógicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons