Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Juliana Alves Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEAL, Luis Matheus Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Maria Eduarda Reis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARRA, Mateus Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRÉ, Philipe Braga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Wesley Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MESQUITA, Zandor Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T23:23:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T23:23:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | O uso de recurso visual no ensino de Geografia do Ensino Fundamental II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho visa discutir a relevância dos recursos visuais no processo de ensino e aprendizagem de Geografia no ensino fundamental II. Para tanto, fez-se uma pesquisa descritiva, em três turmas do ensino fundamental II da instituição de ensino Carmem Sylvia Carneiro, onde empreendeu-se debates ligados a questões geológicas, específicas do conteúdo programático destas turmas. A utilização destes recursos visuais foi posto a partir do momento em que se identificou que os discentes apresentavam dificuldade de debater dinâmicas abstratas não perceptíveis no cotidiano somente com o material presente no livro didático, havendo assim a necessidade de buscar elementos que auxiliassem nesse entendimento. Assim, visando trabalhar conteúdos que não são visíveis no dia a dia, estimular o sistema cognitivo e tornar a aprendizagem dos estudantes mais significativas, foi elaborado um material didático para a escola, composto por dois banners, um sobre a Estrutura Interna da Terra e outro sobre as Placas Tectônicas, a fim de que outros professores de geografia o utilizem em suas aulas. Em síntese, a aplicação do material didático nas turmas revelou-se uma experiência notável e enriquecedora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22 PÁGINAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso Visual | pt_BR |
Título: dc.title | O uso de recurso visual no ensino de Geografia do Ensino Fundamental II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O uso de recurso visual no ensino de Geografia do Ensino.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746958/2/O uso de recurso visual no ensino de Geografia do Ensino.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons