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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Magalhães, Antonio Jeferson Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T23:15:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T23:15:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Antonio_Jeferson_Lima_Magalhães_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746956 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho teve como objeto de pesquisa a gamificação no ensino de sociologia, que vem sendo popularizada nos últimos anos e bastante utilizada nas diversas áreas do conhecimento. Assim, surgiu o questionamento sobre quais eram as contribuições desse recurso metodológico para o ensino de sociologia e os desafios e possibilidades para o professor dessa disciplina utilizá-lo. Contudo, sabendo da dificuldade apontada pelos professores pesquisados em relação a esse tipo de metodologia e, ao mesmo tempo, partindo da necessidade de envolver o jovem nas aulas de sociologia e desmistificá-las para esse público, foi produzido um material de apoio ao trabalho do(a) docente que atua lecionando o referido componente. Nesta perspectiva apresenta-se, como parte central deste trabalho, um material didático – E-book de gamificações para o ensino de sociologia – que propôs em seu corpo sugestões de aulas voltadas ao ensino de sociologia, com aporte significativo das gamificações e o passo a passo de como utilizar esse tipo de metodologia ativa de forma eficaz na sala de aula. Dessa forma, o trabalho buscou apontar possibilidades para contribuir com uma melhor aceitação, desempenho e engajamento dos alunos nas aulas de sociologia, a partir da utilização das gamificações como metodologia para o ensino dessa disciplina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,59 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engajamento | pt_BR |
Título: dc.title | “TIO, HOJE A AULA É DIFERENTE?”: A CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK DE METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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2023_dis_ajmlima.pdf | 9,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746956/2/2023_dis_ajmlima.pdfDownload |
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