“TIO, HOJE A AULA É DIFERENTE?”: A CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK DE METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMagalhães, Antonio Jeferson Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T23:15:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T23:15:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Antonio_Jeferson_Lima_Magalhães_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746956-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO Este trabalho teve como objeto de pesquisa a gamificação no ensino de sociologia, que vem sendo popularizada nos últimos anos e bastante utilizada nas diversas áreas do conhecimento. Assim, surgiu o questionamento sobre quais eram as contribuições desse recurso metodológico para o ensino de sociologia e os desafios e possibilidades para o professor dessa disciplina utilizá-lo. Contudo, sabendo da dificuldade apontada pelos professores pesquisados em relação a esse tipo de metodologia e, ao mesmo tempo, partindo da necessidade de envolver o jovem nas aulas de sociologia e desmistificá-las para esse público, foi produzido um material de apoio ao trabalho do(a) docente que atua lecionando o referido componente. Nesta perspectiva apresenta-se, como parte central deste trabalho, um material didático – E-book de gamificações para o ensino de sociologia – que propôs em seu corpo sugestões de aulas voltadas ao ensino de sociologia, com aporte significativo das gamificações e o passo a passo de como utilizar esse tipo de metodologia ativa de forma eficaz na sala de aula. Dessa forma, o trabalho buscou apontar possibilidades para contribuir com uma melhor aceitação, desempenho e engajamento dos alunos nas aulas de sociologia, a partir da utilização das gamificações como metodologia para o ensino dessa disciplina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,59 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngajamentopt_BR
Título: dc.title“TIO, HOJE A AULA É DIFERENTE?”: A CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK DE METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons