Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Cristina de Sousa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T22:59:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T22:59:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Cristina_de_Sousa_da_Silva_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746954 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é a proposta da criação de um documentário em vídeo que buscou captar os impactos e as consequências da pandemia da Covid-19 no projeto de vida dos jovens estudantes das escolas estaduais de educação profissional em Fortaleza. Para tanto, a proposta visou o uso de várias técnicas, propositando a observação e captação de relatos dos acontecimentos desencadeados pela pandemia, isolamento social e ensino remoto emergencial durante os anos de 2020 a 2022 por meio de questionários, entrevistas com estudantes e professores(as), a fim de capturar lembranças de vivências do período, bem como dialogar com as juventudes inseridas nesse contexto. O produto gerado a partir deste trabalho, o documentário, proposta de trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Sociologia na modalidade material pedagógico, propõe-se como um recurso didático pedagógico que oferece suporte para professores(as) e estudantes ao ser trabalhado nas aulas de sociologia para discutir temas como juventude, projeto de vida e as consequências da pandemia na vida dos jovens estudantes. A pandemia da Covid-19 afetou diretamente o mundo educacional, as portas da escola foram fechadas, as aulas passaram a ser remotas e muitos estudantes sequer tiveram acesso a essa modalidade de ensino emergencial. O cotidiano das escolas foi temporariamente congelado, o que gerou impactos sentidos até hoje, pois mudou a perspectiva envolta no aprendizado, relações sociais entre jovens estudantes e professores e transformou, sobretudo, suas rotinas domiciliares. A educação, processo primordialmente presencial, passou a ser fornecido de forma remota e sem garantias de alcance aos estudantes, o que impactou diretamente as ideias de futuro planejadas para seus projetos de vida. Tínhamos o objetivo de, a partir da fala e olhar dos estudantes, criar um produto capaz de traduzir os impactos do ensino remoto emergencial na vida dos discentes e de que forma eles, com o auxílio da escola, ressignificaram suas trajetórias e percursos traçados em seus projetos de vida. O trabalho conta com uma fundamentação teórica baseada nas discussões sobre educação e juventude de autores como Dayrell, Leão e Reis (2007) e, além de outros autores que recentemente escreveram sobre educação e pandemia, como Maria Gisi, Pedroso e Jesus (2011), que abordam a importância do documentário na educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,29 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | documentário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | juventude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pandemia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | projeto de vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
Título: dc.title | IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS ESTUDANTES – PROPOSTA DE DOCUMENTÁRIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2023_dis_cssilva.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746954/2/2023_dis_cssilva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons