IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS ESTUDANTES – PROPOSTA DE DOCUMENTÁRIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Cristina de Sousa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T22:59:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T22:59:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Cristina_de_Sousa_da_Silva_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746954-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é a proposta da criação de um documentário em vídeo que buscou captar os impactos e as consequências da pandemia da Covid-19 no projeto de vida dos jovens estudantes das escolas estaduais de educação profissional em Fortaleza. Para tanto, a proposta visou o uso de várias técnicas, propositando a observação e captação de relatos dos acontecimentos desencadeados pela pandemia, isolamento social e ensino remoto emergencial durante os anos de 2020 a 2022 por meio de questionários, entrevistas com estudantes e professores(as), a fim de capturar lembranças de vivências do período, bem como dialogar com as juventudes inseridas nesse contexto. O produto gerado a partir deste trabalho, o documentário, proposta de trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Sociologia na modalidade material pedagógico, propõe-se como um recurso didático pedagógico que oferece suporte para professores(as) e estudantes ao ser trabalhado nas aulas de sociologia para discutir temas como juventude, projeto de vida e as consequências da pandemia na vida dos jovens estudantes. A pandemia da Covid-19 afetou diretamente o mundo educacional, as portas da escola foram fechadas, as aulas passaram a ser remotas e muitos estudantes sequer tiveram acesso a essa modalidade de ensino emergencial. O cotidiano das escolas foi temporariamente congelado, o que gerou impactos sentidos até hoje, pois mudou a perspectiva envolta no aprendizado, relações sociais entre jovens estudantes e professores e transformou, sobretudo, suas rotinas domiciliares. A educação, processo primordialmente presencial, passou a ser fornecido de forma remota e sem garantias de alcance aos estudantes, o que impactou diretamente as ideias de futuro planejadas para seus projetos de vida. Tínhamos o objetivo de, a partir da fala e olhar dos estudantes, criar um produto capaz de traduzir os impactos do ensino remoto emergencial na vida dos discentes e de que forma eles, com o auxílio da escola, ressignificaram suas trajetórias e percursos traçados em seus projetos de vida. O trabalho conta com uma fundamentação teórica baseada nas discussões sobre educação e juventude de autores como Dayrell, Leão e Reis (2007) e, além de outros autores que recentemente escreveram sobre educação e pandemia, como Maria Gisi, Pedroso e Jesus (2011), que abordam a importância do documentário na educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,29 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdocumentáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectpandemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprojeto de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19pt_BR
Título: dc.titleIMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS ESTUDANTES – PROPOSTA DE DOCUMENTÁRIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons