Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Paula Herandy Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T23:07:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T23:07:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Paula_Herandy_Costa_Silva_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746935 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma sequência didática realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia, na linha de pesquisa Juventudes e questões contemporâneas, com o objetivo de pesquisar e analisar os jovens a partir de seus diálogos e reflexões sobre questões socioambientais quando iniciam o estudo deste tema nas aulas de sociologia e passam a ter conhecimentos sociológicos. A sociologia tem muitos temas importantes, entre eles a relação entre a sociedade e o meio ambiente, que é uma categoria importante para entendermos desde a teoria clássica até a sociologia contemporânea com muitos conceitos sociológicos. Porém, podemos perceber que há um desconhecimento da maioria das pessoas, por associarem o tema meio ambiente a outras disciplinas escolares, deixando a visão sociológica sobre esta questão, em certa desvantagem. Diante dessa situação, a demora com que o tema foi incorporado à sociologia, quando pensamos a sociologia contemporânea e analisamos os livros do Programa Nacional do Livro Didático, 2018, me preocupou em pesquisar, analisar e realizar uma intervenção pedagógica nas aulas de sociologia. Na pesquisa, utilizou-se o método da pesquisa-ação na análise da experiência de ensino de sociologia com foco nas questões socioambientais, utilizando diálogos juvenis e suas reflexões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,36 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | meio ambiente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | questões socioambientais | pt_BR |
Título: dc.title | JUVENTUDES E DIÁLOGOS: REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DO CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons