Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Morais, Leonardo Monteiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T19:20:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T19:20:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Leonardo Monteiro de Morais_dissertação_UFRRJ_final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746914 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma abordagem da temática indígena à luz da discussão sobre as temporalidades históricas. Partindo de uma extensa revisão bibliográfica, a pesquisa aponta que o entrecruzamento entre as questões da história indígena e das temporalidades pode ser proveitoso para o ensino de história na Educação Básica, tendo em vista o problema da invisibilização indígena e a ausência de protagonismo autóctone na narrativa histórica escolar, além da dificuldade mais ampla de compreensão das temporalidades históricas por parte dos estudantes. O título, simultaneamente, faz referência ao ocultamento da agência indígena, em especial no Rio de Janeiro, e sugere que os vínculos que as sociedades humanas estabelecem com o meio ambiente codificam suas maneiras de lidar também com o tempo. Como produto, esta dissertação oferece uma sequência didática direcionada para turmas de 7o do Ensino Fundamental, cujo tema é o protagonismo histórico dos índios aldeados na capitania do Rio de Janeiro durante o período colonial e a destacada atuação indígena no cenário político atual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo e prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania e identidade social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Os tempos do rio: passados presentes futuros ancestrais no ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Leonardo Monteiro de Morais_dissertação_UFRRJ_final.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746914/2/Leonardo Monteiro de Morais_dissertação_UFRRJ_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons