Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Rodrigo Roah | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T13:16:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T13:16:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação-Rodrigo-Roah | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746894 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A falta de uma formação específica, em Educação Especial, parece ser a principal dificuldade encontrada pelos(as) professores(as) de Educação Física para inclusão de alunos(as) com deficiência nas aulas. Nesse sentido, objetivou-se dialogar com professores(as) e gestoras de uma comunidade escolar, da cidade de São Bernardo do Campo/SP, sobre a prática pedagógica inclusiva e colaborativamente produzir orientações para a proposição de uma formação continuada para professores de educação física escolar. A partir do conhecimento produzido, foram sugeridas as etapas de sistematização para uma formação continuada dialógica e como estabelecer os conteúdos de uma ação formadora que possibilite a práxis pedagógica inclusiva, a ser proposta para o grupo de professores(as) participantes da Unidade Escolar pesquisada. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando o Círculo de Cultura (referencial de Paulo Freire) como método dialógico-investigativo. A partir dele, houve a análise dialógica das falas pela utilização de blocos dialógicos e dos núcleos de significação. Os resultados sobre a compreensão das práticas pedagógicas dos(as) professores(as) participantes evidenciam que todos possuem a preocupação para a efetivação de uma Educação Física de qualidade, que seja agregadora e que permeie os aspectos legais estabelecidos e cobrados para uma Educação Inclusiva, mesmo que suas práticas não coadunem com o que almejam. Como diretrizes propositivas para um processo formativo dialógico, foi perceptível a necessidade de uma nova maneira dos formadores se colocarem no ambiente formativo, de uma maneira aberta e dispostos também a aprenderem com os participantes. Já, a análise dialógica das falas indicam a necessidade de discussão sobre o capacitismo, ensino colaborativo e metodologias ativas. Espera-se uma mudança na prática pedagógica para a inclusão dos(as) alunos(as) com deficiência nas aulas de Educação Física a partir da formação oportunizada. Considera-se que os(as) professores(as) participantes foram capazes de refletir criticamente sobre a sua ação pedagógica, evidenciando fragilidades do sistema que fazem parte e de suas próprias ações no ato da docência. Foram também capazes de trocar experiências exitosas que realizaram, perceber a necessidade de trocas com seus pares para a melhoria de suas práticas, principalmente de ter uma relação mais próxima entre os(as) professores(as) de Educação Física e do AEE. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,14MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Título: dc.title | Formação continuada de professores de educação física na perspectiva freiriana: diálogos necessários para a inclusão de alunos com deficiência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação-Rodrigo-Roah.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/d6253c3b-63c3-4961-8d18-5c5e71fc533a | 3,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746894/2/Dissertação-Rodrigo-Roah.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons