Proposta de sequência didática para o ensino de Programação utilizando metodologia ativa – JIGSAW

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPessoa, Adriana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rosa Amélia Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T22:08:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T22:08:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-27-
identificador: dc.identifier.otherMetodologia Ativa JIGSAW_FINAL.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746893-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional (PE) intitulado Proposta de Sequência Didática para o ensino de Lógica de Programação utilizando metodologia ativa – JIGSAW, é parte integrante da dissertação “O Jigsaw no ensino de Lógica de programação na Educação Profissional e Tecnológica”. É destinado a professores que trabalham com a disciplina de Lógica de Programação em cursos técnicos e/ou que tenham interesse em levar para sua prática pedagógica recurso didático utilizando metodologia ativa. Esse produto educacional foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do IFB – Campus Brasília, sob a orientação da Prof.ª Rosa Amélia Pereira da Silva. A linha de pesquisa que integra é Práticas Educativas em EPT. O objetivo desse PE é contribuir, a partir de práticas pedagógicas centradas em metodologia ativa, com a superação das dificuldades que o estudante apresenta em aprender os conteúdos de Lógica de Programação. A perspectiva dessa proposta pedagógica, centra-se em trabalhar com aprendizagem cooperativa em conteúdos apresentados no desenvolvimento da competência de programar. Nesse sentido, espera-se desenvolver no estudante autonomia na construção de conhecimentos. A motivação inicial para desenvolver esse PE partiu das reflexões de minhas ações pedagógicas e nas experiências como docente, objetivando que essas ações se tornassem práxis pedagógicas, no auxílio ao aluno. Dessa forma, buscou-se oferecer ao professor essa sugestão de prática pedagógica, que utiliza a metodologia ativa Jigsaw com ênfase na aprendizagem cooperativa para a construção de conhecimento na lógica de programação. Não se trata de um produto educacional pré-determinado, ao contrário, esta proposta pode (e deve) ser readequada de acordo com as demandas que o docente achar necessárias. Esperamos que esta proposta de sequência didática, com a metodologia Jigsaw contribua e auxilie o docente no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas para superação das dificuldades dos estudantes na disciplina de lógica de programação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLógica de Programaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJigsawpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Cooperativapt_BR
Título: dc.titleProposta de sequência didática para o ensino de Programação utilizando metodologia ativa – JIGSAWpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons