Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pessoa, Adriana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rosa Amélia Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T22:08:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T22:08:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Metodologia Ativa JIGSAW_FINAL.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746893 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional (PE) intitulado Proposta de Sequência Didática para o ensino de Lógica de Programação utilizando metodologia ativa – JIGSAW, é parte integrante da dissertação “O Jigsaw no ensino de Lógica de programação na Educação Profissional e Tecnológica”. É destinado a professores que trabalham com a disciplina de Lógica de Programação em cursos técnicos e/ou que tenham interesse em levar para sua prática pedagógica recurso didático utilizando metodologia ativa. Esse produto educacional foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do IFB – Campus Brasília, sob a orientação da Prof.ª Rosa Amélia Pereira da Silva. A linha de pesquisa que integra é Práticas Educativas em EPT. O objetivo desse PE é contribuir, a partir de práticas pedagógicas centradas em metodologia ativa, com a superação das dificuldades que o estudante apresenta em aprender os conteúdos de Lógica de Programação. A perspectiva dessa proposta pedagógica, centra-se em trabalhar com aprendizagem cooperativa em conteúdos apresentados no desenvolvimento da competência de programar. Nesse sentido, espera-se desenvolver no estudante autonomia na construção de conhecimentos. A motivação inicial para desenvolver esse PE partiu das reflexões de minhas ações pedagógicas e nas experiências como docente, objetivando que essas ações se tornassem práxis pedagógicas, no auxílio ao aluno. Dessa forma, buscou-se oferecer ao professor essa sugestão de prática pedagógica, que utiliza a metodologia ativa Jigsaw com ênfase na aprendizagem cooperativa para a construção de conhecimento na lógica de programação. Não se trata de um produto educacional pré-determinado, ao contrário, esta proposta pode (e deve) ser readequada de acordo com as demandas que o docente achar necessárias. Esperamos que esta proposta de sequência didática, com a metodologia Jigsaw contribua e auxilie o docente no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas para superação das dificuldades dos estudantes na disciplina de lógica de programação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica de Programação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jigsaw | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Cooperativa | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de sequência didática para o ensino de Programação utilizando metodologia ativa – JIGSAW | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Metodologia Ativa JIGSAW_FINAL.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746893/2/Metodologia Ativa JIGSAW_FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons