Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lemos, Paulo Henrique Guimarães de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, Cícera Aparecida Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T13:05:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T13:05:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto-Paulo-Henrique | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746883 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserido na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Os professores da classe comum têm vivenciado constantemente os desafios na escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). Nesse sentido, observa-se que as disposições apresentadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEP-EI) de 2008, nem sempre têm conseguido estar presente em todas as realidades brasileiras. Existem locais que não possuem o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncional (SRM) dentro da escola. A SRM, embora previsto em um programa nacional, ainda não está presente em toda realidade educacional brasileira, ou seja, existem escolas onde essa sala e o serviço ainda não estão sendo implementados. Portanto, no cenário brasileiro, encontram-se profissionais da educação que não possuem o apoio especializado para desenvolver uma escolarização satisfatória dos estudantes PAEE. Assim, nota-se que existem realidades escolares com estrutura física, humana e profissional ainda distante daquela prevista na PNEEPEI. Diante dessa problemática, esta pesquisa busca compreender e descrever os pressupostos do Ensino Colaborativo com vista a identificar elementos para a construção de uma proposta formativa sobre o Ensino Colaborativo que contribua no desenvolvimento de práticas inclusivas no contexto escolar sem o AEE. A Metodologia é de cunho qualitativo com método exploratório dividido em quatro etapas. São elas: Etapa 1, análise e compreensão do Ensino Colaborativo; Etapa 2, ensino colaborativo no campo da pesquisa; Etapa 3, sistematização de uma proposta formativa; Etapa 4 – Análise e discussão do Ensino Colaborativo na formação de professores. Como resultado e produto educacional dessa pesquisa foi desenvolvido uma proposta formativa on-line intitulada “Práticas Pedagógicas Inclusivas Pautadas no Ensino Colaborativo”, dividida em três módulos, que considera, tanto uma ambientação do espaço virtual do curso, quanto sobre as políticas inclusivas (federais, estado da Bahia e município de Nordestina) e os pressupostos do ensino colaborativo. Para o desenvolvimento da proposta, é prevista a utilização das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, por meio das quais serão disponibilizados materiais de leituras, vídeos e atividades teóricas e práticas. Escolheu-se para nortear as práticas de interação dentro desse curso, a abordagem do Estar Junto Virtual (EJV), por meio da qual, evidencia-se a potencialidade interativa do emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a qual contribui na aproximação entre os envolvidos no processo formativo permitindo criar condições de aprendizagem e colaboração. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,44MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | TRABALHO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PAUTADAS NO ENSINO COLABORATIVO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-Paulo-Henrique.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/0bee583b-b1f3-438f-a815-2164a0e89136 | 2,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746883/2/Produto-Paulo-Henrique.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons