O DIREITO DE APRENDER O DIREITO DE APRENDER DOS ESTUDANTES PAEE EM DOS ESTUDANTES PAEE EM CONTEXTO PANDÊMICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFEITOZA, MARIA DAS GRAÇAS CAVALCANTE DE MELO-
Autor(es): dc.contributor.authorFumes, Neiza de Lourdes Frederico-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T12:45:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T12:45:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
identificador: dc.identifier.otherMaria-das-Graças-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746879-
Resumo: dc.description.abstractEssa é uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI, que se apresenta de acordo com os requisitos da linha de pesquisa I - Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do referido programa. Versa sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado durante a pandemia da Covid-19 e ofertado aos estudantes público-alvo da Educação Especial. Teve como objetivo geral analisar a oferta do referido atendimento durante o período pandêmico, sobretudo, de isolamento social, para a garantia ao direito à educação desses estudantes. Como objetivo específico procurou analisar a formação dos professores, identificar as dificuldades enfrentadas por esses profissionais para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, compreender o trabalho do professor do AEE, em parceria ou não com os seus colegas de sala de aula comum durante as aulas remotas e o modo como o planejamento das atividades foi realizado, bem como identificar os recursos utilizados pelo professor do AEE na implementação de seu trabalho no contexto pandêmico. A pesquisa apresentou natureza qualitativa, com os dados sendo produzidos por meio da entrevista semiestruturada, os quais foram analisados pela Análise Temática. Os resultados alcançados mostraram a precarização existente em diversos aspectos, influenciando diretamente nos resultados de aprendizagens dos estudantes, sobretudo, dos que apresentam uma ou mais deficiências, destacando-se: a falta de qualificação profissional dos professores para o uso crítico e criativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de um fazer didático-pedagógico colaborativo; ausência de um planejamento organizado e articulado entre todos os professores com vistas às principais necessidades e expectativas dos estudantes; dentre outras questões que impactam negativamente no processo de ensino e de aprendizagem e contribuem para a acentuação da segregação e exclusão. Assim, constata-se a necessidade de os educadores, bem como futuros profissionais que desejam se enveredar pela carreira do magistério, terem consciência da importância de uma formação contínua e da luta pelas melhores condições de trabalho possíveis. O produto educacional desenvolvido por meio dessa pesquisa consiste em um curso de formação continuada voltado aos professores das salas comuns, do AEE e demais profissionais que se interessaram em participar, ofertado a partir de encontros semanais realizados nos horários destinados aos planejamentos e formação continuada dos professores. O curso teve início no ano letivo de 2022 e será continuado em anos vindouros, a depender do interesse dos envolvidos por temáticas relacionadas às principais necessidades constatadas na pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,07MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemia da covid-19pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
Título: dc.titleO DIREITO DE APRENDER O DIREITO DE APRENDER DOS ESTUDANTES PAEE EM DOS ESTUDANTES PAEE EM CONTEXTO PANDÊMICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Maria-das-Graças-Produto.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/f9f84ad8-3e6b-4b42-97b0-2ec3e71847524,17 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746879/2/Maria-das-Graças-Produto.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons