Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FEITOZA, MARIA DAS GRAÇAS CAVALCANTE DE MELO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T12:45:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T12:45:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria-das-Graças-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746879 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa é uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI, que se apresenta de acordo com os requisitos da linha de pesquisa I - Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do referido programa. Versa sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado durante a pandemia da Covid-19 e ofertado aos estudantes público-alvo da Educação Especial. Teve como objetivo geral analisar a oferta do referido atendimento durante o período pandêmico, sobretudo, de isolamento social, para a garantia ao direito à educação desses estudantes. Como objetivo específico procurou analisar a formação dos professores, identificar as dificuldades enfrentadas por esses profissionais para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, compreender o trabalho do professor do AEE, em parceria ou não com os seus colegas de sala de aula comum durante as aulas remotas e o modo como o planejamento das atividades foi realizado, bem como identificar os recursos utilizados pelo professor do AEE na implementação de seu trabalho no contexto pandêmico. A pesquisa apresentou natureza qualitativa, com os dados sendo produzidos por meio da entrevista semiestruturada, os quais foram analisados pela Análise Temática. Os resultados alcançados mostraram a precarização existente em diversos aspectos, influenciando diretamente nos resultados de aprendizagens dos estudantes, sobretudo, dos que apresentam uma ou mais deficiências, destacando-se: a falta de qualificação profissional dos professores para o uso crítico e criativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de um fazer didático-pedagógico colaborativo; ausência de um planejamento organizado e articulado entre todos os professores com vistas às principais necessidades e expectativas dos estudantes; dentre outras questões que impactam negativamente no processo de ensino e de aprendizagem e contribuem para a acentuação da segregação e exclusão. Assim, constata-se a necessidade de os educadores, bem como futuros profissionais que desejam se enveredar pela carreira do magistério, terem consciência da importância de uma formação contínua e da luta pelas melhores condições de trabalho possíveis. O produto educacional desenvolvido por meio dessa pesquisa consiste em um curso de formação continuada voltado aos professores das salas comuns, do AEE e demais profissionais que se interessaram em participar, ofertado a partir de encontros semanais realizados nos horários destinados aos planejamentos e formação continuada dos professores. O curso teve início no ano letivo de 2022 e será continuado em anos vindouros, a depender do interesse dos envolvidos por temáticas relacionadas às principais necessidades constatadas na pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,07MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia da covid-19 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
Título: dc.title | O DIREITO DE APRENDER O DIREITO DE APRENDER DOS ESTUDANTES PAEE EM DOS ESTUDANTES PAEE EM CONTEXTO PANDÊMICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria-das-Graças-Produto.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/f9f84ad8-3e6b-4b42-97b0-2ec3e7184752 | 4,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746879/2/Maria-das-Graças-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons