PLATAFORMA DIGITAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJUNIOR, JOSÉ ROBERTO BARBOZA-
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, Klaus Schlunzen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T12:32:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T12:32:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTACAO-JOSE-ROBERTO-BARBOSA-JUNIORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746877-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, inserido na linha de pesquisa Inovação Tecnologia e Tecnologia Assistiva. O objetivo foi investigar a realidade dos recursos de acessibilidade digital presentes em plataformas/objetos educacionais na Web, e desenvolver um protótipo de objeto de aprendizagem de ensino do conteúdo de fração. Componente do currículo da disciplina de Matemática, acessível tanto do ponto de vista sensorial quanto pedagógico, que permita ao aluno com deficiência o acesso a esse conteúdo independente da sua condição e que o professor da sala de aula regular e do Atendimento Educacional Especializado possa utilizá-lo como ferramenta de ensino deste conteúdo, tendo como parâmetro para a produção deste produto educacional as diretrizes internacionais de acessibilidade na Web propostos pela Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (Web Content Accessibility Guidelines). Ao longo da pesquisa se verificou a ausência de objetos e plataformas digitais educacionais acessíveis, como também o grande desafio em desenvolver mecanismos digitais que possam promover a equidade e atender as demandas de acessibilidade, tanto quantitativa quanto qualitativa desse alunado, seus avanços pedagógicos e a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula do ensino comum e na sala de Atendimento Educacional Especializado. Após análise das diretrizes de acessibilidade na Web e de inúmeras ferramentas de acessibilidade digital, foi possível desenvolver um pacote de ferramentas de acessibilidade que permite que a pessoa com deficiência possa acessar o conteúdo proposto no protótipo com autonomia, tanto sensorial quanto pedagógica. Espera-se que os professores possam ter nesse produto um material didático norteador na produção de atividades acessíveis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,40MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titlePLATAFORMA DIGITAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE FRAÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
DISSERTACAO-JOSE-ROBERTO-BARBOSA-JUNIOR.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/d39a96c6-a630-4c5c-906e-959d6cdea1cb1,44 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746877/2/DISSERTACAO-JOSE-ROBERTO-BARBOSA-JUNIOR.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons