O uso das mídias sociais na autoformação do professor para atuar na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista

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Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIamaguchi, Agnes Harumi-
Autor(es): dc.contributor.authorSchlunzen Junior, Klaus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T12:00:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T12:00:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-26-
identificador: dc.identifier.otheriamaguchi_ah_me_prudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746855-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) e está inserida na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva”. A formação de professores, há tempos, tem sido pauta de muitas pesquisas que indicam a necessidade de adequações metodológicas para melhor atender os anseios destes profissionais, questionando-se a predominância do modelo expositivo e com poucas práticas relacionadas à realidade da sala de aula. Diante dos avanços tecnológicos e do aumento exponencial no consumo de internet no Brasil, este estudo buscou identificar as contribuições que as mídias sociais podem oferecer ao processo autoformativo do professor para atuar na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista. A pesquisa teve caráter exploratório e abordagem qualitativa e por meio da revisão de literatura, de legislações vigentes e de dados estatísticos, obteve-se a fundamentação teórica para o alcance dos objetivos, corroborando os resultados encontrados. Juntamente com os dados da pesquisa de opinião, realizada por intermédio de um formulário online, com participantes voluntários e não identificados, construiu-se um blog denominado “TEA na escola”, como produto do mestrado profissional. O blog foi estruturado considerando as principais demandas de informação e formação levantadas pelos professores que responderam ao questionário. Estas indicaram a necessidade da produção de um conteúdo direcionado, preferencialmente, para as práticas e intervenções em sala de aula. Como resultado, a pesquisa indica que o uso das mídias sociais para fins formativos pode ser melhor explorado pelas instituições de ensino, pois essas mídias apresentam grande potencial de alcance e são alternativas compatíveis com o cenário atual da sociedade em geral. Conclui-se que as mídias sociais colaboram no processo de autoformação do professor, uma vez que se constatou a busca e o interesse dos profissionais por informações específicas nessas mídias, a fim de aperfeiçoarem suas práticas e intervenções com os estudantes com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,29MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial e inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídias sociaispt_BR
Título: dc.titleO uso das mídias sociais na autoformação do professor para atuar na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
iamaguchi_ah_me_prud.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/b9509d03-a22f-489e-a9a9-f68cc73024724.4 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746855/2/iamaguchi_ah_me_prud.pdfDownload

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