Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Iamaguchi, Agnes Harumi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schlunzen Junior, Klaus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T12:00:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T12:00:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | iamaguchi_ah_me_prud | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746855 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) e está inserida na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva”. A formação de professores, há tempos, tem sido pauta de muitas pesquisas que indicam a necessidade de adequações metodológicas para melhor atender os anseios destes profissionais, questionando-se a predominância do modelo expositivo e com poucas práticas relacionadas à realidade da sala de aula. Diante dos avanços tecnológicos e do aumento exponencial no consumo de internet no Brasil, este estudo buscou identificar as contribuições que as mídias sociais podem oferecer ao processo autoformativo do professor para atuar na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista. A pesquisa teve caráter exploratório e abordagem qualitativa e por meio da revisão de literatura, de legislações vigentes e de dados estatísticos, obteve-se a fundamentação teórica para o alcance dos objetivos, corroborando os resultados encontrados. Juntamente com os dados da pesquisa de opinião, realizada por intermédio de um formulário online, com participantes voluntários e não identificados, construiu-se um blog denominado “TEA na escola”, como produto do mestrado profissional. O blog foi estruturado considerando as principais demandas de informação e formação levantadas pelos professores que responderam ao questionário. Estas indicaram a necessidade da produção de um conteúdo direcionado, preferencialmente, para as práticas e intervenções em sala de aula. Como resultado, a pesquisa indica que o uso das mídias sociais para fins formativos pode ser melhor explorado pelas instituições de ensino, pois essas mídias apresentam grande potencial de alcance e são alternativas compatíveis com o cenário atual da sociedade em geral. Conclui-se que as mídias sociais colaboram no processo de autoformação do professor, uma vez que se constatou a busca e o interesse dos profissionais por informações específicas nessas mídias, a fim de aperfeiçoarem suas práticas e intervenções com os estudantes com TEA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,29MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial e inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autoformação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
Título: dc.title | O uso das mídias sociais na autoformação do professor para atuar na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
iamaguchi_ah_me_prud.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/b9509d03-a22f-489e-a9a9-f68cc7302472 | 4,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746855/2/iamaguchi_ah_me_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons