PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Rondônia e Universidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFausto, Ilma Rodrigues de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorLeta, Fabiana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorMENDONÇA DOS SANTOS LIMA, Andréia-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T10:08:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T10:08:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
identificador: dc.identifier.otherPROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746854-
Resumo: dc.description.abstractA justificativa para o desenvolvimento do Curso de Formação Continuada em Serviço de Tecnologias Educacionais e Robótica para Professores Indígenas está ancorada na necessidade premente de uma formação que seja profundamente contextualizada e sensível às realidades vivenciadas pelas comunidades indígenas. Este curso é projetado para honrar as culturas, línguas e tradições dessas comunidades, ao mesmo tempo em que responde à escassez de iniciativas educacionais que atendam às suas demandas específicas, particularmente no que tange à integração de tecnologias e robótica na prática pedagógica. A lacuna existente na formação de professores indígenas, especialmente no que se refere à valorização da oralidade e das tradições orais — elementos vitais para a transmissão de conhecimento nas comunidades indígenas —, é uma problemática que este curso busca endereçar. A literatura acadêmica, incluindo os trabalhos de autores como Grenni, Sánchez e Licona (2014), que discutem a importância da oralidade na preservação da cultura indígena, serve de base para esta abordagem. Assim o objetivo geral deste projeto político pedagógico foi 1. Capacitar professores indígenas para o uso efetivo de tecnologias educacionais e robótica, promovendo práticas pedagógicas contextualizadas, inclusivas e sensíveis à diversidade cultural das comunidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent804 KB (823.296 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRobóticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectetnoinformáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação continuadapt_BR
Título: dc.titlePROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENASpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons