Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Rondônia e Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fausto, Ilma Rodrigues de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leta, Fabiana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MENDONÇA DOS SANTOS LIMA, Andréia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T10:08:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T10:08:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746854 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A justificativa para o desenvolvimento do Curso de Formação Continuada em Serviço de Tecnologias Educacionais e Robótica para Professores Indígenas está ancorada na necessidade premente de uma formação que seja profundamente contextualizada e sensível às realidades vivenciadas pelas comunidades indígenas. Este curso é projetado para honrar as culturas, línguas e tradições dessas comunidades, ao mesmo tempo em que responde à escassez de iniciativas educacionais que atendam às suas demandas específicas, particularmente no que tange à integração de tecnologias e robótica na prática pedagógica. A lacuna existente na formação de professores indígenas, especialmente no que se refere à valorização da oralidade e das tradições orais — elementos vitais para a transmissão de conhecimento nas comunidades indígenas —, é uma problemática que este curso busca endereçar. A literatura acadêmica, incluindo os trabalhos de autores como Grenni, Sánchez e Licona (2014), que discutem a importância da oralidade na preservação da cultura indígena, serve de base para esta abordagem. Assim o objetivo geral deste projeto político pedagógico foi 1. Capacitar professores indígenas para o uso efetivo de tecnologias educacionais e robótica, promovendo práticas pedagógicas contextualizadas, inclusivas e sensíveis à diversidade cultural das comunidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 804 KB (823.296 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | etnoinformática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ROBÓTICA PARA PROFESSORES INDÍGENAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons