O Serviço de itinerância no processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial (EPAEE)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, DANIELA LÁZARI DE ALMEIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento dos Santos, Danielle Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T12:10:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T12:10:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
identificador: dc.identifier.othersouza_dla_me_prudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746792-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), especificamente à Linha de Pesquisa “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008, a inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) deve ser complementar ou suplementar pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este atendimento é caracterizado como um serviço da Educação Especial, devendo ser oferecido na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), no contraturno. O profissional que atua na SRM deve ser um professor especializado, visando à formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. O Serviço de Itinerância (SI) faz parte do AEE e se caracteriza como um serviço da Educação Especial, realizado mediante visitas de observação e orientação, com o objetivo de dar apoio e suporte ao professor da classe comum. Diante desses pressupostos, o objetivo da pesquisa foi analisar de que maneira o SI contribui para o processo de inclusão dos EPAEE, em um município de médio porte, no Estado de São Paulo. Parte-se da hipótese de que há necessidade da articulação entre as ações do professor de Educação Especial/SI e do professor da sala comum do ensino regular. A metodologia realizada foi de abordagem qualitativa, por meio das seguintes etapas: pesquisa qualitativa, descritiva, documental, bibliográfica, e coleta de dados junto a professores da Educação Especial/SI, professores da classe comum, orientadores pedagógicos e diretores de escola, por meio de questionário via Google Forms. Obtivemos como resultados a criação de um formulário online, contendo orientações e pontos a serem avaliados durante as visitas de observação, onde será possível que o professor de Educação Especial realize registro de acordo com as orientações, gerando um relatório de cada estudante para que tenha um panorama dos pontos favoráveis ao processo de inclusão do estudante e os pontos que necessitarão ser revistos, direcionando as orientações ao professor da sala regular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,36MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectServiço de Itinerânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva. Organizaçãopt_BR
Título: dc.titleO Serviço de itinerância no processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial (EPAEE)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
souza_dla_me_prud.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/caebcf61-f60c-484a-bbe4-901f3dcbbe2f2.42 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746792/2/souza_dla_me_prud.pdfDownload

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