Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Ana Maria Ribeiro Clemente | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Villaça, Bárbara Viana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lobo, Jocilene De Azeredo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, José Proasio de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Lucas Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Mônica Cristina Mesquita de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Rebeca da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T00:05:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T00:05:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Raízes indígenas - PE - Artes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746784 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado das experiências vivenciadas em sala de aula no componente curricular Arte, durante o Programa Residência Pedagógica – CAPES, Subprojeto Artes, na Escola Estadual Nilo Peçanha no município de Campos dos Goytacazes/RJ, pelos residentes da Licenciatura em Música - campus Guarus, participantes do programa. O trabalho realizado teve como tema a cultura indígena, com o objetivo de apresentar a riqueza artístico-cultural dos povos originários aos alunos da educação básica, de modo a fugir dos estigmas e forma pejorativa como muitas vezes a temática é abordada nas escolas e sociedade em geral. A proposta pedagógica consta de sequência didática a ser realizada em oito aulas de 40 minutos. Com o intuito de trabalhar o ensino da Arte na modalidade Música numa perspectiva decolonial, trabalhando a cultura dos povos indígenas da região, salientando a sua importância histórica, artístico-cultural e social para a identidade regional. Através deste trabalho espera-se contribuir para o ensino da Arte na Educação Básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 35 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Público | pt_BR |
Título: dc.title | RAÍZES INDÍGENAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciaturas em Música e em Teatro | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RAÍZES INDÍGENAS - PE ARTES.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746784/2/RAÍZES INDÍGENAS - PE ARTES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons