Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | APARECIDA DE SOUZA, KELE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado Cunha, Marion | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista Lopes da Silva, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T13:55:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T13:55:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO PEDAGÓGICO. KELE APARECIDA DE SOUZA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746764 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material, denominado "Caderno pedagógico: possibilidades de reflexões, orientações e atividades para professores desenvolverem com alunos com deficiência visual", é decorrente da pesquisa apresentada na Dissertação "As Práticas Educativas com Estudantes com Deficiência Visual e as Possibilidades de Aprendizagem Ativa nos Contextos de Exclusão", sob orientação do Professor Doutor Marion Machado Cunha e coorientação do Professor Doutor João Batista Lopes da Silva. Em uma perspectiva colaborativa, tem como objetivo apresentar o fenômeno educação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva por meio de reflexões fundamentadas teoricamente e sugestões de atividades que possam balizar o trabalho pedagógico do professor em sala de aula, pensando especificamente nos alunos com deficiência visual. As sugestões de atividades foram elaboradas pela pesquisadora a partir das etapas desenvolvidas da pesquisa mencionada acima, a qual faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso (MT). Pensando nos alunos com deficiência visual enquanto sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem sugerimos atividades que possam contemplar a ludicidade em sala de aula, tendo os jogos como recursos pedagógicos orientativos para as práticas educativas do docente, além de histórias, filmes, curta metragem e vídeos enquanto sugestões. Tais propostas foram idealizadas a partir das percepções dos alunos com deficiência visual que participaram em uma perspectiva colaborativa com o desenvolvimento do processo investigativo mencionado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 986KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aluno com deficiência visual | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÕES, ORIENTAÇÕES E ATIVIDADES ESCOLARES PARA PROFESSORES DESENVOLVEREM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAVISUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CADERNO PEDAGÓGICO. KELE APARECIDA DE SOUZA.pdf | https://drive.google.com/file/d/1i8VIpIHpRtJypz10GAfuQz49spT-roiX/view | 986,13 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746764/2/CADERNO PEDAGÓGICO. KELE APARECIDA DE SOUZA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons