CADERNO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÕES, ORIENTAÇÕES E ATIVIDADES ESCOLARES PARA PROFESSORES DESENVOLVEREM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAVISUAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAPARECIDA DE SOUZA, KELE-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado Cunha, Marion-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista Lopes da Silva, João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T13:55:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T13:55:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO PEDAGÓGICO. KELE APARECIDA DE SOUZApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746764-
Resumo: dc.description.abstractEste material, denominado "Caderno pedagógico: possibilidades de reflexões, orientações e atividades para professores desenvolverem com alunos com deficiência visual", é decorrente da pesquisa apresentada na Dissertação "As Práticas Educativas com Estudantes com Deficiência Visual e as Possibilidades de Aprendizagem Ativa nos Contextos de Exclusão", sob orientação do Professor Doutor Marion Machado Cunha e coorientação do Professor Doutor João Batista Lopes da Silva. Em uma perspectiva colaborativa, tem como objetivo apresentar o fenômeno educação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva por meio de reflexões fundamentadas teoricamente e sugestões de atividades que possam balizar o trabalho pedagógico do professor em sala de aula, pensando especificamente nos alunos com deficiência visual. As sugestões de atividades foram elaboradas pela pesquisadora a partir das etapas desenvolvidas da pesquisa mencionada acima, a qual faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso (MT). Pensando nos alunos com deficiência visual enquanto sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem sugerimos atividades que possam contemplar a ludicidade em sala de aula, tendo os jogos como recursos pedagógicos orientativos para as práticas educativas do docente, além de histórias, filmes, curta metragem e vídeos enquanto sugestões. Tais propostas foram idealizadas a partir das percepções dos alunos com deficiência visual que participaram em uma perspectiva colaborativa com o desenvolvimento do processo investigativo mencionado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent986KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAluno com deficiência visualpt_BR
Título: dc.titleCADERNO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÕES, ORIENTAÇÕES E ATIVIDADES ESCOLARES PARA PROFESSORES DESENVOLVEREM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAVISUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
CADERNO PEDAGÓGICO. KELE APARECIDA DE SOUZA.pdfhttps://drive.google.com/file/d/1i8VIpIHpRtJypz10GAfuQz49spT-roiX/view986.13 kBAdobe PDF/bitstream/capes/746764/2/CADERNO PEDAGÓGICO. KELE APARECIDA DE SOUZA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons