Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GIMENES VOLPINI RIALTO, DANIELY | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira de Pinho, Albina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T13:38:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T13:38:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Daniely_Gimenes_Volpini_Rialto_TFC_versao_final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746763 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como são desenvolvidas as práticas inclusivas a partir da formação continuada em educação especial para os profissionais da educação, com ênfase no trabalho docente e como isso reflete nas ações pedagógicas promovidas no contexto escolar, sob a perspectiva da diversidade. Dessa forma, o estudo aprofundou-se em questões inerentes a rotina da escola e logística dos processos e projetos que permeiam os espaços escolares, a fim de correlacionar a dinâmica da formação continuada, planejamento e ações inclusivas. Para tanto, foi realizado o estudo bibliográfico sobre a concepção e conceitos de formação continuada, prática educativa e os determinantes internos e externos, educação especial inclusiva, escola e sua função social, apoiados em Mazzota, Zerbato e Mendes, Tardif, Souza, Imbernón e Nóvoa. Dada a particularidade da unidade de análise, a pesquisa caracteriza-se como pesquisa colaborativa (Ibiapina), pois entendo que a relevância do processo também se dá ao fato de todos se colocarem enquanto aprendizes com valorização dos conhecimentos e desvelamento das situações reais vivenciadas pelos profissionais da educação. A pesquisa ocorreu na EMEB Rodrigo Damasceno, localizada no município de Sinop/MT, na ocasião houve a propositura de um projeto de formação continuada na escola envolvendo todos os segmentos. Para tanto, de forma colaborativa foram elencadas temáticas a partir das necessidades e anseios do grupo. O projeto aconteceu com oito encontros presenciais, onde elucidei conceitos e socializamos questões pertinentes ao público alvo da educação especial e processos inclusivos. Para geração dos dados foi realizado um questionário inicial a fim de levantar as dúvidas, expectativas e perfil dos profissionais para balizar a elaboração da proposta de formação. Durante os encontros, toda a conjuntura das discussões foram registradas no caderno de campo da formadora-pesquisadora, como também foram realizadas atividades reflexivas e ao término do projeto de formação, foi realizado um questionário para analisar o alcance das ações. O conjunto de dados que formaliza o corpus de análise permite observar que as práticas individualizadas, a sobrecarga de trabalho e ausência de formação continuada com atenção as reais necessidades dos profissionais compõem os principais entreves do processo inclusivo. A formação continuada abarcou conhecimentos que promoveram subsídios para que os profissionais da educação percebessem na prática, mediante discussão com seus pares, possibilidades de atividades, flexibilização, adaptação curricular e ações que atendam a demanda de seus alunos, o diálogo objetivou a possibilidade da mudança do pensamento coletivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,14MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Título: dc.title | AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Daniely_Gimenes_Volpini_Rialto_TFC_versao_final.pdf | https://drive.google.com/file/d/1Isv2Skw0JQVHijRlvJg0DKAqLU3Q_4w-/view | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746763/2/Daniely_Gimenes_Volpini_Rialto_TFC_versao_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons