AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGIMENES VOLPINI RIALTO, DANIELY-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira de Pinho, Albina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T13:38:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T13:38:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-28-
identificador: dc.identifier.otherDaniely_Gimenes_Volpini_Rialto_TFC_versao_finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746763-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar como são desenvolvidas as práticas inclusivas a partir da formação continuada em educação especial para os profissionais da educação, com ênfase no trabalho docente e como isso reflete nas ações pedagógicas promovidas no contexto escolar, sob a perspectiva da diversidade. Dessa forma, o estudo aprofundou-se em questões inerentes a rotina da escola e logística dos processos e projetos que permeiam os espaços escolares, a fim de correlacionar a dinâmica da formação continuada, planejamento e ações inclusivas. Para tanto, foi realizado o estudo bibliográfico sobre a concepção e conceitos de formação continuada, prática educativa e os determinantes internos e externos, educação especial inclusiva, escola e sua função social, apoiados em Mazzota, Zerbato e Mendes, Tardif, Souza, Imbernón e Nóvoa. Dada a particularidade da unidade de análise, a pesquisa caracteriza-se como pesquisa colaborativa (Ibiapina), pois entendo que a relevância do processo também se dá ao fato de todos se colocarem enquanto aprendizes com valorização dos conhecimentos e desvelamento das situações reais vivenciadas pelos profissionais da educação. A pesquisa ocorreu na EMEB Rodrigo Damasceno, localizada no município de Sinop/MT, na ocasião houve a propositura de um projeto de formação continuada na escola envolvendo todos os segmentos. Para tanto, de forma colaborativa foram elencadas temáticas a partir das necessidades e anseios do grupo. O projeto aconteceu com oito encontros presenciais, onde elucidei conceitos e socializamos questões pertinentes ao público alvo da educação especial e processos inclusivos. Para geração dos dados foi realizado um questionário inicial a fim de levantar as dúvidas, expectativas e perfil dos profissionais para balizar a elaboração da proposta de formação. Durante os encontros, toda a conjuntura das discussões foram registradas no caderno de campo da formadora-pesquisadora, como também foram realizadas atividades reflexivas e ao término do projeto de formação, foi realizado um questionário para analisar o alcance das ações. O conjunto de dados que formaliza o corpus de análise permite observar que as práticas individualizadas, a sobrecarga de trabalho e ausência de formação continuada com atenção as reais necessidades dos profissionais compõem os principais entreves do processo inclusivo. A formação continuada abarcou conhecimentos que promoveram subsídios para que os profissionais da educação percebessem na prática, mediante discussão com seus pares, possibilidades de atividades, flexibilização, adaptação curricular e ações que atendam a demanda de seus alunos, o diálogo objetivou a possibilidade da mudança do pensamento coletivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,14MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Título: dc.titleAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Daniely_Gimenes_Volpini_Rialto_TFC_versao_final.pdfhttps://drive.google.com/file/d/1Isv2Skw0JQVHijRlvJg0DKAqLU3Q_4w-/view1,17 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746763/2/Daniely_Gimenes_Volpini_Rialto_TFC_versao_final.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons