Manual para o ensino da fisioterapia na saúde da mulher com a utilização de metodologias ativas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdade Pernambucana de Saúde-
Autor(es): dc.contributor.authorDANTAS, Hanna Graziela Arcanjo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, Juliany Silveira Braglia César-
Autor(es): dc.contributor.authorGUENDLER, Julianna de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T12:37:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T12:37:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/855-
identificador: dc.identifier.otherManual para o ensino da fisioterapia na saúde da mulher com a utilização de metodologias ativas-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746759-
Resumo: dc.description.abstractSeja bem-vindo ao Manual para o Ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher com a utilização de Metodologias Ativas. Trata-se de um instrumento ancorado em Metodologias Ativas para o ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher. É resultado de um estudo metodológico de desenvolvimento de material didático instrucional, produto técnico do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área da Saúde. Desenvolvido através da construção e validação de material educativo, realizado em 3 etapas: construção do manual; validação do conteúdo por experts e validação semântica pelo público-alvo. Validado por profissionais Fisioterapeutas especialistas nas áreas de saúde da mulher, obstetrícia e/ou educação em saúde, com experiência em metodologias ativas. A construção do manual deu-se através de um levantamento na literatura científica acerca de metodologias ativas no ensino superior e dos principais temas trabalhados na literatura, nos conselhos federais e estaduais de fisioterapia e na base curricular para o ensino da fisioterapia na saúde da mulher. A partir desse levantamento foram elaborados os objetivos de aprendizagem e as situações-problemas, a partir das quais poderão ser trabalhadas pelos docentes e/ou preceptores com as metodologias ativas de suas preferências. Este manual está dividido estruturalmente em 22 situações problema que representam o conteúdo teórico disposto nos sumários das literaturas que norteiam a base e o surgimento da fisioterapia na saúde da mulher. Cada "situação-problema” aborda um conteúdo/assunto, estruturado em itens que contemplam um tema, seus objetivos de aprendizagem, o tipo de problema utilizado e uma situação problema de acordo aos objetivos, devidamente intitulado. Este instrumento educacional pode servir de subsídio para o ensino em fisioterapia na saúde da mulher, como também pode ser usado como modelo para o ensino em outras áreas profissionais. Assim, esta primeira edição do Manual para o Ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher com a utilização de Metodologias Ativas objetiva orientar e auxiliar o ensino na fisioterapia, com a pretensão de ser gradualmente aprimorado, por meio de contribuições dos diversos atores participantes desse processo-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Ativa-
Palavras-chave: dc.subjectFisioterapia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de validação-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da mulher-
Título: dc.titleManual para o ensino da fisioterapia na saúde da mulher com a utilização de metodologias ativas-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Educação para o Ensino na Área de Saúde-
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