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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA DE OLIVEIRA LIMA, LEILA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES MONTAGNOLI, GILMAR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T12:26:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T12:26:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertacao-de-leila-pereira-de-oliveira-lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746757 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI-UEM), tem como objetivo investigar possibilidades da Tecnologia Assistiva (TA) ao enfrentamento de dificuldades enfrentadas por pessoas com paralisia cerebral (PC) no processo de escolarização. Buscando apresentar ações didático-pedagógicas capazes de proporcionar o desenvolvimento desses alunos, a pesquisa consiste em uma intervenção pedagógica que utilizou como estratégia a realização de atividades com um participante, fazendo uso de um teclado inteligente. Nos encontros, foram coletados dados a fim de se compreender as condições de aprendizagem do participante, bem como as possibilidades oferecidas pela Tecnologia Assistiva capazes de contribuir no seu desenvolvimento. Para a realização da pesquisa, foram realizados estudos a fim de compreender Tecnologia Assistiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e os Recursos de acessibilidade ao computador, além dos Fundamentos da Defectologia, de Vigotski, e outras contribuições no âmbito da Teoria Histórico-Cultural para o trabalho pedagógico com pessoas com deficiência. A Tecnologia Assistiva utilizada nos encontros é um recurso que substitui um teclado convencional e o mouse, podendo ser controlada opcionalmente por meio de qualquer acionador externo e um aplicativo da Comunicação Aumentativa e Alternativa. A dinâmica com o participante foi organizada com intuito de tornar o educando mais autônomo possível em sala de aula. Para tanto, um olhar atento foi lançado ao planejamento, ao trabalho colaborativo, à avaliação contínua e à mediação pedagógica. Formando assim, ações adequadas no ambiente escolar, procurando formas de minimizar as barreiras encontradas e aproveitando as habilidades de cada indivíduo. Foi possível concluir que a TA ocupa papel importante no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, além do uso de um equipamento, são necessárias ações adequadas para concretização de uma educação inclusiva, na qual, independente da deficiência, o educando consiga realizar com autonomia as atividades escolares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,84MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Humano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paralisia Cerebral | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O USO DO TECLADO MULTIFUNCIONAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA PESSOA COM PARALISIA CEREBRAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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dissertacao-de-leila-pereira-de-oliveira-lima.pdf | https://profei.uem.br/dissertacao-de-leila-pereira-de-oliveira-lima.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746757/2/dissertacao-de-leila-pereira-de-oliveira-lima.pdfDownload |
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