TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O USO DO TECLADO MULTIFUNCIONAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA PESSOA COM PARALISIA CEREBRAL

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Autor(es): dc.contributorUEM - Universidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA DE OLIVEIRA LIMA, LEILA-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES MONTAGNOLI, GILMAR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T12:26:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T12:26:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-25-
identificador: dc.identifier.otherdissertacao-de-leila-pereira-de-oliveira-limapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746757-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI-UEM), tem como objetivo investigar possibilidades da Tecnologia Assistiva (TA) ao enfrentamento de dificuldades enfrentadas por pessoas com paralisia cerebral (PC) no processo de escolarização. Buscando apresentar ações didático-pedagógicas capazes de proporcionar o desenvolvimento desses alunos, a pesquisa consiste em uma intervenção pedagógica que utilizou como estratégia a realização de atividades com um participante, fazendo uso de um teclado inteligente. Nos encontros, foram coletados dados a fim de se compreender as condições de aprendizagem do participante, bem como as possibilidades oferecidas pela Tecnologia Assistiva capazes de contribuir no seu desenvolvimento. Para a realização da pesquisa, foram realizados estudos a fim de compreender Tecnologia Assistiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e os Recursos de acessibilidade ao computador, além dos Fundamentos da Defectologia, de Vigotski, e outras contribuições no âmbito da Teoria Histórico-Cultural para o trabalho pedagógico com pessoas com deficiência. A Tecnologia Assistiva utilizada nos encontros é um recurso que substitui um teclado convencional e o mouse, podendo ser controlada opcionalmente por meio de qualquer acionador externo e um aplicativo da Comunicação Aumentativa e Alternativa. A dinâmica com o participante foi organizada com intuito de tornar o educando mais autônomo possível em sala de aula. Para tanto, um olhar atento foi lançado ao planejamento, ao trabalho colaborativo, à avaliação contínua e à mediação pedagógica. Formando assim, ações adequadas no ambiente escolar, procurando formas de minimizar as barreiras encontradas e aproveitando as habilidades de cada indivíduo. Foi possível concluir que a TA ocupa papel importante no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, além do uso de um equipamento, são necessárias ações adequadas para concretização de uma educação inclusiva, na qual, independente da deficiência, o educando consiga realizar com autonomia as atividades escolares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,84MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento Humanopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParalisia Cerebralpt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O USO DO TECLADO MULTIFUNCIONAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA PESSOA COM PARALISIA CEREBRALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
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