Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | APARECIDA LOURENÇO, CLÉZIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Meire Calegari-Falco, Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T12:20:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T12:20:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertacao-de-clezia-aparecida-lourenco | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746756 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão tem sido tema de grandes debates em diferentes espaços sociais, mas é na educação que este debate se intensifica e busca respostas para a questão: como viabilizar a inclusão escolar para alunos do Atendimento Educacional Especializado, atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais, por meio de uma cultura colaborativa escolar? Nosso objetivo é analisar a importância da inclusão de estudantes do Atendimento Educacional Especializado do Ensino Médio a fim de possibilitar a todos a construção da cultura inclusiva escolar dentro de uma perspectiva colaborativa. Buscamos refletir acerca da problemática da pesquisa à luz dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, que enfatiza o caráter histórico-social do homem, tendo como aporte teórico o referencial de Lev Semenovich Vygotsky (1989) que, em seus estudos, trata da importância da interação social do indivíduo e das suas relações com o outro no processo de aprendizagem. Fundamentamo-nos ainda em pesquisadores de referência nacional na área da Educação Especial, Inclusão Escolar e Formação de Professores, dentre os quais destacamos Mendes (2010), Kassar (2018), Rabelo (2012), Capellini e Zerbato (2019), Vilaronga (2014), Fonseca (2011), Gatti (2016). Abordamos os principais documentos orientadores em nível internacional que tiveram impacto na formulação de políticas públicas no Brasil e que normatizam, em âmbito nacional, a Educação Especial numa perspectiva inclusiva, dentre os quais destacamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e o Plano Nacional de Educação (PNE) e Política Nacional de Educação Especial (PNEE). Foi possível constatar as intensas e importantes reformas educacionais que repercutem nas escolas, muito embora seja relevante destacar o papel fundante da necessidade da formação continuada dos profissionais da educação para que possam efetivar uma prática que consolide a cultura inclusiva. O trabalho contou com revisão bibliográfica, documental e formativa acerca da temática e a proposição do Curso de Extensão, com carga horária de 40 h/a, atendendo às prerrogativas de oferta de um produto educacional, requisito dos programas stricto sensu para profissionais. O curso foi realizado com professores(as) da rede pública e privada de ensino, a fim de propiciar elementos que oportunizassem reflexões para consolidação de práticas escolares colaborativas em prol da construção da Cultura Inclusiva escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,14MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Inclusiva Escolar | pt_BR |
Título: dc.title | A INCLUSÃO DE ESTUDANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ENSINO MÉDIO: INTERFACES COLABORATIVAS E A CONSTRUÇÃO DA CULTURA INCLUSIVA ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao-de-clezia-aparecida-lourenco.pdf | https://profei.uem.br/dissertacao-de-clezia-aparecida-lourenco.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746756/2/dissertacao-de-clezia-aparecida-lourenco.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons