Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Jesus, Moisés Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T11:33:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T11:33:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Moises Andrade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746754 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho estudamos a utilização da energia fotovoltaica no ensino de física, objetivando a criação de uma sequência didática, com aulas teóricas e práticas, que permitam ao docente de física ensinar de forma inovadora, conceitos da tecnologia de energia solar fotovoltaica em sala de aula. Com isso, é possível proporcionar ao aluno um conhecimento básico que o direcione para esse mercado que tende a crescer com o avanço do setor elétrico. O presente trabalho tem como base de referência a teoria da aprendizagem de David Ausubel, onde aborda sobre a ancoragem de novos conhecimentos em seus subsunçores. Partindo desse princípio, a sequência didática apresentada, aborda os conceitos básicos de eletricidade, em uma sequência lógica, de tal forma que possibilite o entendimento básico do sistema solar fotovoltaico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,3M | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Energia fotovoltaica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Utilização de energia fotovoltaica no ensino de física | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (PROFIS) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Moises Andrade.pdf | 3.39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746754/2/Dissertação Moises Andrade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons