Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | APARECIDA DE SOUZA, KELE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado Cunha, Marion | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista Lopes da Silva, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T13:48:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T13:48:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Kele_Aparecida_de_Souza_Dissertacão Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746742 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste texto de dissertação, apresentamos os resultados obtidos de uma pesquisa direcionada para problematizar e analisar as práticas pedagógicas e as percepções escolares dos alunos com deficiência visual no Ensino Fundamental I, com discussões relacionadas a inclusão escolar e as ações do professor. Nessa direção, focamos a pesquisa nas/sobre as práticas educativas que são e podem potencializar o aluno com deficiência visual enquanto sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto de inclusão escolar e as dimensões pedagógicas da educação especial. Desenvolvemos este estudo em uma escola da Rede Municipal de Sinop, Mato Grosso (MT). Como opção metodológica optou-se pelo estudo de caso em uma abordagem qualitativa, na composição teórica buscamos relacionar nossa proposta de pesquisa ao sujeito de transcendência ao ser mais de Freire (1979; 2021), ao sujeito de potencialidades, segundo Vygotsky (2000; 2010; 2011; 2019), a proposta de uma sociedade que busca respeitar a diversidade e leva em consideração os direitos humanos e os direitos da natureza (ACOSTA, 2016), dentre outros autores que contribuem na compreensão do objeto proposto nesta pesquisa. A partir das etapas desenvolvidas no decorrer deste processo investigativo observamos que no campo da educação as práticas educativas inclusivas acontecem de maneira limitada, com metodologias diferenciadas por alguns professores, sendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) mais nítido essa proposta. Compreendemos que diferentes fatores externos, como, social, político, econômico, cultural e histórico influenciam no contexto da educação inclusiva. Assim, da pesquisa, ainda, a proposta do produto educacional se direciona na concretização de um caderno pedagógico para professores, priorizando brevemente uma discussão teórica sobre o a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, o AEE, o aluno com deficiência visual, além de sugestões de atividades que possam ser desenvolvidas com tal público, pautada a partir das contribuições dos alunos participantes da pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,18MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aluno com deficiência visual | pt_BR |
Título: dc.title | AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM ATIVA NOS CONTEXTOS DE EXCLUSÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Kele_Aparecida_de_Souza_Dissertacão Final.pdf | https://drive.google.com/file/d/1NHMCdcbdQoxW4XNtn0gDGj99vP4WBJFW/view | 1,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746742/2/Kele_Aparecida_de_Souza_Dissertacão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons