AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM ATIVA NOS CONTEXTOS DE EXCLUSÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAPARECIDA DE SOUZA, KELE-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado Cunha, Marion-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista Lopes da Silva, João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T13:48:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T13:48:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
identificador: dc.identifier.otherKele_Aparecida_de_Souza_Dissertacão Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746742-
Resumo: dc.description.abstractNeste texto de dissertação, apresentamos os resultados obtidos de uma pesquisa direcionada para problematizar e analisar as práticas pedagógicas e as percepções escolares dos alunos com deficiência visual no Ensino Fundamental I, com discussões relacionadas a inclusão escolar e as ações do professor. Nessa direção, focamos a pesquisa nas/sobre as práticas educativas que são e podem potencializar o aluno com deficiência visual enquanto sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto de inclusão escolar e as dimensões pedagógicas da educação especial. Desenvolvemos este estudo em uma escola da Rede Municipal de Sinop, Mato Grosso (MT). Como opção metodológica optou-se pelo estudo de caso em uma abordagem qualitativa, na composição teórica buscamos relacionar nossa proposta de pesquisa ao sujeito de transcendência ao ser mais de Freire (1979; 2021), ao sujeito de potencialidades, segundo Vygotsky (2000; 2010; 2011; 2019), a proposta de uma sociedade que busca respeitar a diversidade e leva em consideração os direitos humanos e os direitos da natureza (ACOSTA, 2016), dentre outros autores que contribuem na compreensão do objeto proposto nesta pesquisa. A partir das etapas desenvolvidas no decorrer deste processo investigativo observamos que no campo da educação as práticas educativas inclusivas acontecem de maneira limitada, com metodologias diferenciadas por alguns professores, sendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) mais nítido essa proposta. Compreendemos que diferentes fatores externos, como, social, político, econômico, cultural e histórico influenciam no contexto da educação inclusiva. Assim, da pesquisa, ainda, a proposta do produto educacional se direciona na concretização de um caderno pedagógico para professores, priorizando brevemente uma discussão teórica sobre o a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, o AEE, o aluno com deficiência visual, além de sugestões de atividades que possam ser desenvolvidas com tal público, pautada a partir das contribuições dos alunos participantes da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,18MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAluno com deficiência visualpt_BR
Título: dc.titleAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM ATIVA NOS CONTEXTOS DE EXCLUSÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Kele_Aparecida_de_Souza_Dissertacão Final.pdfhttps://drive.google.com/file/d/1NHMCdcbdQoxW4XNtn0gDGj99vP4WBJFW/view1,22 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746742/2/Kele_Aparecida_de_Souza_Dissertacão Final.pdfDownload

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