Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LUIZA GUEDES INÁCIO, ALTIDAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira de Pinho, Albina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T13:42:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T13:42:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Altidas Luiza Guedes Inácio TFC_versao_final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746741 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A necessidade de debates permanentes sobre o tema da formação continuada de professores, em uma perspectiva inclusiva tem crescido, nas últimas décadas, principalmente em decorrência das reformas educacionais associadas aos processos de inclusão social, em escala nacional e internacional, portanto, torna-se ainda mais importante compreender a confiabilidade de tais debates. Assim, esse trabalho final de conclusão (TFC) faz reflexões sobre a formação continuada, em formato síncrono e assíncrono, de professores que atuam com alunos surdos, sob a perspectiva inclusiva e se ela possibilita, significativamente, minimizar práticas pedagógicas excludentes para consolidar, em parte, a inclusão de aluno com surdez. O objetivo geral consistiu em: Analisar como os professores articularam as ações formativas síncrona e assíncrona, para atendimento ao aluno surdo, com os processos educacionais e práticas pedagógicas inclusivas. A fim de elucidar as questões que percorrem essa problemática apresentada, os objetivos específicos visam: a) Compreender de que maneira a formação continuada síncrona e assíncrona, para atendimento ao aluno surdo, mobilizou as interações dos professores; b) Identificar as possibilidades da formação continuada, bem como os desafios que surgiram no processo formativo. Esse estudo é de cunho qualitativo e fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa participativa, instrumentado com observações registradas em um diário de campo, a partir de encontros formativos síncronos, assíncronos e entrevistas semiestruturadas. Os participantes dessa pesquisa foram vinte professores da rede de ensino do estado do Mato Grosso, atuando na sala comum e atendimento educacional especializado. O conjunto de dados que formaliza o corpus de análise permitiu observar que um dos principais entraves para o processo de inclusão é a sobrecarga de trabalho, demandas profissionais que compõem as principais justificativas de ausência nos encontros formativos. A formação continuada abarcou conhecimentos que deram subsídios para que os professores promovessem melhorias nas práticas pedagógicas, no contexto de aprendizagem do aluno com surdez sob a perspectiva de uma educação inclusiva. Sendo elas, estratégias de ensino mediante discussão com seus pares, elaboração de atividades adaptadas, fomentação da cultura surda no ambiente escolar, visão de possibilidades e potencialidades de aprendizagens do sujeito surdo, a partir de diálogos coletivos. Os resultados apontam que uma das mobilizações das ações formativas, foi o fato de o professor mudar sua maneira de conceber o aluno com surdez, por isso existem possibilidades de aprendizagens, que visem seu desenvolvimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,90 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alunos com surdez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | atuação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | processos inclusivos | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Altidas Luiza Guedes Inácio TFC_versao_final.pdf | https://drive.google.com/file/d/1Le5qGuwQsMl_0AJydfBeIEDKc1WPWiiV/view | 1,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746741/2/Altidas Luiza Guedes Inácio TFC_versao_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons