FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLUIZA GUEDES INÁCIO, ALTIDAS-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira de Pinho, Albina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T13:42:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T13:42:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-22-
identificador: dc.identifier.otherAltidas Luiza Guedes Inácio TFC_versao_finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746741-
Resumo: dc.description.abstractA necessidade de debates permanentes sobre o tema da formação continuada de professores, em uma perspectiva inclusiva tem crescido, nas últimas décadas, principalmente em decorrência das reformas educacionais associadas aos processos de inclusão social, em escala nacional e internacional, portanto, torna-se ainda mais importante compreender a confiabilidade de tais debates. Assim, esse trabalho final de conclusão (TFC) faz reflexões sobre a formação continuada, em formato síncrono e assíncrono, de professores que atuam com alunos surdos, sob a perspectiva inclusiva e se ela possibilita, significativamente, minimizar práticas pedagógicas excludentes para consolidar, em parte, a inclusão de aluno com surdez. O objetivo geral consistiu em: Analisar como os professores articularam as ações formativas síncrona e assíncrona, para atendimento ao aluno surdo, com os processos educacionais e práticas pedagógicas inclusivas. A fim de elucidar as questões que percorrem essa problemática apresentada, os objetivos específicos visam: a) Compreender de que maneira a formação continuada síncrona e assíncrona, para atendimento ao aluno surdo, mobilizou as interações dos professores; b) Identificar as possibilidades da formação continuada, bem como os desafios que surgiram no processo formativo. Esse estudo é de cunho qualitativo e fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa participativa, instrumentado com observações registradas em um diário de campo, a partir de encontros formativos síncronos, assíncronos e entrevistas semiestruturadas. Os participantes dessa pesquisa foram vinte professores da rede de ensino do estado do Mato Grosso, atuando na sala comum e atendimento educacional especializado. O conjunto de dados que formaliza o corpus de análise permitiu observar que um dos principais entraves para o processo de inclusão é a sobrecarga de trabalho, demandas profissionais que compõem as principais justificativas de ausência nos encontros formativos. A formação continuada abarcou conhecimentos que deram subsídios para que os professores promovessem melhorias nas práticas pedagógicas, no contexto de aprendizagem do aluno com surdez sob a perspectiva de uma educação inclusiva. Sendo elas, estratégias de ensino mediante discussão com seus pares, elaboração de atividades adaptadas, fomentação da cultura surda no ambiente escolar, visão de possibilidades e potencialidades de aprendizagens do sujeito surdo, a partir de diálogos coletivos. Os resultados apontam que uma das mobilizações das ações formativas, foi o fato de o professor mudar sua maneira de conceber o aluno com surdez, por isso existem possibilidades de aprendizagens, que visem seu desenvolvimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,90 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalunos com surdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectatuação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectprocessos inclusivospt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Altidas Luiza Guedes Inácio TFC_versao_final.pdfhttps://drive.google.com/file/d/1Le5qGuwQsMl_0AJydfBeIEDKc1WPWiiV/view1,95 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746741/2/Altidas Luiza Guedes Inácio TFC_versao_final.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons