Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA FRANCO CARVALHO, SIRLEI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NONATO RIBEIRO MORI, NERLI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T13:03:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T13:03:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | sirlei-batista | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746739 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como princípio norteador o que rege a Constituição Federal de 1988, a qual define que todos possuem direito à educação e a serem reconhecidos como cidadãos. Este estudo objetivou propor experiências visando à ampliação da participação do professor do ensino regular na elaboração de estratégias pedagógicas, juntamente com o professor especializado, que favoreçam os educandos, assim como a elaboração e a aplicação de práticas colaborativas para nortear o trabalho dos professores na promoção da aprendizagem dos alunos da educação básica. Para esse objetivo, se elaborou e implementou uma formação continuada sobre Ensino Colaborativo com o intuito de investigar se esta poderia beneficiar os professores do ensino comum buscando com que a educação inclusiva pudesse se efetivar. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, pesquisaação e pesquisa colaborativa, cujos estudos partiram das experiências das pesquisadoras Mendes, Cappelini, Zerbato, Vilaronga, Zanata, e Rabelo, consideradas precursoras dessa temática no Brasil. Participaram 32 professores da rede estadual de ensino do Estado do Paraná jurisdicionado ao Núcleo Regional de Umuarama, e a coleta de dados ocorreu através da aplicação e análise de formulários, atividades propostas e participação das meets realizadas pelas plataformas de aprendizagens Classroom e Google Meet. Os resultados desta pesquisa foram coletados por meio da compilação de dados a partir da formação continuada sobre o Ensino Colaborativo, em que se constatou que os profissionais participantes da formação perceberam que a parceria entre professor de ensino comum e professor de Educação Especial em sala de aula é de fundamental importância para que se efetive uma educação realmente inclusiva, e que o aluno, além do acesso à sala de aula, também possa ter acesso ao conhecimento sem a necessidade de adaptações complicadas e trabalhosas aos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,61MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO COLABORATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERLOCUÇÕES E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
sirlei-batista.pdf | https://profei.uem.br/sirlei-batista.pdf | 5,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746739/2/sirlei-batista.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons