ENSINO COLABORATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERLOCUÇÕES E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEM - Universidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTA FRANCO CARVALHO, SIRLEI-
Autor(es): dc.contributor.authorNONATO RIBEIRO MORI, NERLI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T13:03:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T13:03:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
identificador: dc.identifier.othersirlei-batistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746739-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como princípio norteador o que rege a Constituição Federal de 1988, a qual define que todos possuem direito à educação e a serem reconhecidos como cidadãos. Este estudo objetivou propor experiências visando à ampliação da participação do professor do ensino regular na elaboração de estratégias pedagógicas, juntamente com o professor especializado, que favoreçam os educandos, assim como a elaboração e a aplicação de práticas colaborativas para nortear o trabalho dos professores na promoção da aprendizagem dos alunos da educação básica. Para esse objetivo, se elaborou e implementou uma formação continuada sobre Ensino Colaborativo com o intuito de investigar se esta poderia beneficiar os professores do ensino comum buscando com que a educação inclusiva pudesse se efetivar. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, pesquisaação e pesquisa colaborativa, cujos estudos partiram das experiências das pesquisadoras Mendes, Cappelini, Zerbato, Vilaronga, Zanata, e Rabelo, consideradas precursoras dessa temática no Brasil. Participaram 32 professores da rede estadual de ensino do Estado do Paraná jurisdicionado ao Núcleo Regional de Umuarama, e a coleta de dados ocorreu através da aplicação e análise de formulários, atividades propostas e participação das meets realizadas pelas plataformas de aprendizagens Classroom e Google Meet. Os resultados desta pesquisa foram coletados por meio da compilação de dados a partir da formação continuada sobre o Ensino Colaborativo, em que se constatou que os profissionais participantes da formação perceberam que a parceria entre professor de ensino comum e professor de Educação Especial em sala de aula é de fundamental importância para que se efetive uma educação realmente inclusiva, e que o aluno, além do acesso à sala de aula, também possa ter acesso ao conhecimento sem a necessidade de adaptações complicadas e trabalhosas aos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,61MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Título: dc.titleENSINO COLABORATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERLOCUÇÕES E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
sirlei-batista.pdfhttps://profei.uem.br/sirlei-batista.pdf5,75 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746739/2/sirlei-batista.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons