SERVIÇOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEM - Universidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGEHRKE SILVA, ELIZANGELA-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro De Alencar, Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T13:00:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T13:00:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
identificador: dc.identifier.otherProduto-de-elizangela-gehrke-silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746738-
Resumo: dc.description.abstractA literatura aponta que, nos dias atuais, o direito dos alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) ao acesso e à permanência nas escolas já é uma conquista garantida por lei, porém o desafio que ainda se impõe diz respeito à qualidade de ensino ofertado a esse alunado nas salas de aula comum e no atendimento educacional especializado (AEE). Nesta perspectiva de educação pensada para todos, o presente estudo tem como objetivo analisar a organização do atendimento educacional especializado em um município do Noroeste do estado do Paraná, no que tange à atuação de profissionais e escolas, em relação à implementação de ações educacionais especializadas na perspectiva inclusiva, a fim de subsidiar a elaboração de um caderno pedagógico com orientações. Para tanto, apresentamos o percurso histórico e político da educação especial e inclusiva, bem como a descrição de como se efetivou a implementação do serviço de atendimento educacional especializado, denominado Gerência de Apoio Pedagógico Interdisciplinar (GAPI), em um município do Noroeste do estado do Paraná; por fim, são apresentadas as orientações que subsidiaram a elaboração do caderno pedagógico para a atuação de profissionais e escolas na implementação de ações educacionais especializadas com alunos na perspectiva inclusiva. O estudo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, na qual foi utilizada como técnica para coleta de dados a entrevista semiestruturada, junto a seis participantes que atuam em uma Gerência de Apoio Pedagógico Interdisciplinar (GAPI). Assim sendo, a análise dos resultados constituiuse a partir das informações obtidas nas entrevistas, em conjunto com a discussão teórica e metodológica adotada. Os resultados evidenciaram que a organização e a oferta de atendimento educacional especializado, por meio de serviços e profissionais de apoio especializados, como aportes para a inclusão, foram apontadas como caminho favorável para a efetivação da escolarização dos alunos público alvo da educação especial nas salas comuns e ratificaram possibilidades de atuação e de práticas pedagógicas sistematizadas possíveis não apenas como resultantes da elaboração de políticas públicas de inclusão, mas também pela organização de conhecimentos e leis na implementação de programas e serviços. Conclui-se que a oferta de serviços de AEE, por intermédio da equipe multidisciplinar, pode contribuir para a construção de um ambiente escolar inclusivo, uma vez que a participação in loco de diferentes profissionais, mesmo que ainda não seja uma prática na maioria das escolas, têm demostrado ser de suma importância para a efetivação de uma escola pensada para todos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,51MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas de Inclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectServiços de AEEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPúblico Alvo da Educação Especialpt_BR
Título: dc.titleSERVIÇOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto-de-elizangela-gehrke-silva.pdfhttps://profei.uem.br/dissertacao-de-elizangela-gehrke-silva.pdf8.72 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746738/2/Produto-de-elizangela-gehrke-silva.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons