Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GEHRKE SILVA, ELIZANGELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro De Alencar, Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T13:00:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T13:00:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto-de-elizangela-gehrke-silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746738 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A literatura aponta que, nos dias atuais, o direito dos alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) ao acesso e à permanência nas escolas já é uma conquista garantida por lei, porém o desafio que ainda se impõe diz respeito à qualidade de ensino ofertado a esse alunado nas salas de aula comum e no atendimento educacional especializado (AEE). Nesta perspectiva de educação pensada para todos, o presente estudo tem como objetivo analisar a organização do atendimento educacional especializado em um município do Noroeste do estado do Paraná, no que tange à atuação de profissionais e escolas, em relação à implementação de ações educacionais especializadas na perspectiva inclusiva, a fim de subsidiar a elaboração de um caderno pedagógico com orientações. Para tanto, apresentamos o percurso histórico e político da educação especial e inclusiva, bem como a descrição de como se efetivou a implementação do serviço de atendimento educacional especializado, denominado Gerência de Apoio Pedagógico Interdisciplinar (GAPI), em um município do Noroeste do estado do Paraná; por fim, são apresentadas as orientações que subsidiaram a elaboração do caderno pedagógico para a atuação de profissionais e escolas na implementação de ações educacionais especializadas com alunos na perspectiva inclusiva. O estudo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, na qual foi utilizada como técnica para coleta de dados a entrevista semiestruturada, junto a seis participantes que atuam em uma Gerência de Apoio Pedagógico Interdisciplinar (GAPI). Assim sendo, a análise dos resultados constituiuse a partir das informações obtidas nas entrevistas, em conjunto com a discussão teórica e metodológica adotada. Os resultados evidenciaram que a organização e a oferta de atendimento educacional especializado, por meio de serviços e profissionais de apoio especializados, como aportes para a inclusão, foram apontadas como caminho favorável para a efetivação da escolarização dos alunos público alvo da educação especial nas salas comuns e ratificaram possibilidades de atuação e de práticas pedagógicas sistematizadas possíveis não apenas como resultantes da elaboração de políticas públicas de inclusão, mas também pela organização de conhecimentos e leis na implementação de programas e serviços. Conclui-se que a oferta de serviços de AEE, por intermédio da equipe multidisciplinar, pode contribuir para a construção de um ambiente escolar inclusivo, uma vez que a participação in loco de diferentes profissionais, mesmo que ainda não seja uma prática na maioria das escolas, têm demostrado ser de suma importância para a efetivação de uma escola pensada para todos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,51MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas de Inclusão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de AEE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Público Alvo da Educação Especial | pt_BR |
Título: dc.title | SERVIÇOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-de-elizangela-gehrke-silva.pdf | https://profei.uem.br/dissertacao-de-elizangela-gehrke-silva.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746738/2/Produto-de-elizangela-gehrke-silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons