Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEM - Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ELIZABETH DUMONT NEGRELL, MARIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nonato Ribeiro Mori, Nerli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T12:42:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T12:42:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | maria-elizabeth-dumont-negrelli-5 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746737 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação traz como objeto de estudo a educação inclusiva no contexto da educação básica e como objetivo geral: analisar uma intervenção pedagógica para promover a aprendizagem e inclusão de aluno com surdocegueira adquirida no contextoda educação básica. Para tanto, propõe conceituar a surdocegueira em suas especificidades e classificações; discutir os aspectos legais que envolvem a trajetória do atendimento da pessoa com surdocegueira e, como terceiro objetivo específico, descrever como a intervenção pedagógica, com o ensino de Alfabeto Manual com as duas mãos (adaptado), Libras Tátil e Fala Ampliada, pode ser concretizada no contexto da sala de aula para subsidiar a aprendizagem do componente curricular matemática, contribuindo assim, para a inclusão do aluno com surdocegueira adquirida. O produto desta pesquisa é um vídeo disponível no youtube, onde mostra o percurso e as estratégias metodológicas utilizadas. O aluno está matriculado no segundo ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Paraná e apresenta a Síndrome de Wolfram, uma síndrome rara que causa a surdocegueira. Trata-se de um estudo de caso, do tipo intervenção pedagógica, de acordo com os pressupostos de Yves Lenoir, e analisa de forma qualitativa buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: como realizar a intervenção pedagógica para efetivar a aprendizagem e inclusão de um aluno com surdocegueira adquirida? Os resultados indicam que o meio de comunicação alternativa para o atendimento à pessoa surdocega deve ser individualmente estabelecido entre o guia-intérprete e o estudante, pois cada pessoa responde de uma maneira diferente e a apropriação dos conceitos escolares é determinada por este alinhamento. Além de explorar as possibilidades de comunicação alternativa, o texto discute a importância das escolhas metodológicas utilizadas no percurso da aprendizagem e da inclusão. A pesquisa conclui que a inclusão da pessoa surdocega ainda está em processo de consolidação, como toda a efetivação da política inclusiva, e defende que ela pode ocorrer de fato, desde que observada a necessidade da articulação do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com os profissionais do ensino comum e com os demais estudantes. Somente com essa articulação podemos vislumbrar uma inclusão mais natural e responsiva contribuindo de forma efetiva para a aprendizagem e para o desenvolvimento da pessoa com surdocegueira no contexto escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,07MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Alternativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdocegueira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Wolfram | pt_BR |
Título: dc.title | SÍNDROME DE WOLFRAM E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
maria-elizabeth-dumont-negrelli-5.pdf | https://profei.uem.br/maria-elizabeth-dumont-negrelli-5.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746737/2/maria-elizabeth-dumont-negrelli-5.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons