SUBINDO A LADEIRA DE CABELEIRA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DE VISIBILIDADE PARA UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM ALTINHO-PE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Márcio Geyson Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-14T18:24:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-14T18:24:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-14-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Marcio_Geyson_intervercao_pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746641-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho resulta da experiência do ensino de sociologia no ensino médio em diálogo com a comunidade quilombola de Cabeleira, situada no município do Altinho, agreste pernambucano. O motivo que nos inquietou, instigando o desenvolvimento do projeto, foi a compreensão de que a comunidade encontra-se numa condição de invisibilidade, ou seja, não é conhecida pela maioria dos moradores local. No intuito de transformar essa ausência em um debate que pudesse ser significativo, optamos por uma intervenção pedagógica, realizada através de uma eletiva, com alunos quilombolas e não quilombolas, durante os dois semestres de 2022, na EREM Barros Correia e no território quilombola, por meio de debates em sala de aula com convidados ligados à comunidade e às questões étnico-raciais, de atividades práticas com engajamento dos estudantes e de atividades de campo. Neste texto, apresento e reflito sobre o percurso destas atividades. Avalio que a intervenção proporcionou que os estudantes se apropriassem dos debates sobre as questões quilombola e reconhecessem a comunidade quilombola existente no município. A pesquisa proporcionou também que o debate quilombola fosse levantado na escola, bem como que o professor-pesquisador se apropriasse da temática quilombola, com vistas a construir um vínculo mais duradouro com a comunidade de Cabeleira e seu território, e com a educação quilombola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.9KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Antropologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
Título: dc.titleSUBINDO A LADEIRA DE CABELEIRA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DE VISIBILIDADE PARA UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM ALTINHO-PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons