
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Márcio Geyson Mendes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-14T18:24:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-14T18:24:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Marcio_Geyson_intervercao_pedagogica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746641 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho resulta da experiência do ensino de sociologia no ensino médio em diálogo com a comunidade quilombola de Cabeleira, situada no município do Altinho, agreste pernambucano. O motivo que nos inquietou, instigando o desenvolvimento do projeto, foi a compreensão de que a comunidade encontra-se numa condição de invisibilidade, ou seja, não é conhecida pela maioria dos moradores local. No intuito de transformar essa ausência em um debate que pudesse ser significativo, optamos por uma intervenção pedagógica, realizada através de uma eletiva, com alunos quilombolas e não quilombolas, durante os dois semestres de 2022, na EREM Barros Correia e no território quilombola, por meio de debates em sala de aula com convidados ligados à comunidade e às questões étnico-raciais, de atividades práticas com engajamento dos estudantes e de atividades de campo. Neste texto, apresento e reflito sobre o percurso destas atividades. Avalio que a intervenção proporcionou que os estudantes se apropriassem dos debates sobre as questões quilombola e reconhecessem a comunidade quilombola existente no município. A pesquisa proporcionou também que o debate quilombola fosse levantado na escola, bem como que o professor-pesquisador se apropriasse da temática quilombola, com vistas a construir um vínculo mais duradouro com a comunidade de Cabeleira e seu território, e com a educação quilombola. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.9KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Antropologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Quilombola | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade Quilombola | pt_BR |
| Título: dc.title | SUBINDO A LADEIRA DE CABELEIRA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DE VISIBILIDADE PARA UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM ALTINHO-PE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Marcio_Geyson_intervencao_pedagogica.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746641/2/TCC_Marcio_Geyson_intervencao_pedagogica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons