
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Schneider (ORG), Henrique Nou | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Galvão (ORG), Nadielli Maria dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Madureira (ORG), Jamille Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-14T13:58:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-14T13:58:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746637 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação – GEPIED – vem oferecer estes tutoriais sobre algumas importantes técnicas visando um exitoso desenvolvimento da pesquisa científica. A Bibliometria é uma técnica usada para levantar, correlacionar e analisar a produção científica sobre um determinado tema de interesse de pesquisa. O levantamento é realizado na base de dados Scopus e o processamento dos dados é feito por meio do software VOSviewer. Realizar a bibliometria deve ser a primeira atividade do pesquisador, para que ele possa conhecer o conjunto de pesquisas correlacionadas com o tema que se pretende pesquisar e os respectivos autores. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL), segunda atividade antes de imergir propriamente na pesquisa, visa apresentar, objetivamente, quais as pesquisas, em um período de tempo determinado, que trataram sobre o tema de interesse do pesquisador. Como resultado, se obtém o conjunto de pesquisas já desenvolvidas e que serão analisadas pelo pesquisador, visando separar aquelas que servirão para dialogar com a pesquisa a ser desenvolvida. Caso não se encontre alguma pesquisa que tenha objetivos semelhantes, pode-se afirmar sobre o ineditismo da pesquisa para o período pesquisado. Assim, as Bibliometria e a RSL visam apresentar o Estado do Conhecimento sobre um determinado tema científico relacionado com o objeto de pesquisa a ser desenvolvida. A Análise Textual Discursiva (ATD) é uma técnica que ajuda o pesquisador na condução do processo de análise de suas pesquisas. Trata-se de uma técnica aplicável à análise qualitativa de dados. Portanto, a análise por meio da triangulação de dados – sujeitos da pesquisa, referencial teórico e pesquisador – encontra na ATD, um excelente procedimento para oferecer uma possível interpretação dos resultados da pesquisa científica. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | Tutoriais : estado do conhecimento e análise qualitativa de dados | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TUTORIAIS.pdf | 48,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746637/2/TUTORIAIS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons