Conhecimento em rede : democratizando a produção científica nas escolas amazonenses

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Autor(es): dc.contributor.authorMARELY (ORG), ALÉCIO VANELI GAIGHER-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO (ORG), ROMÁRIO NEVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-14T13:31:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-14T13:31:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746636-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos neste livro artigos resultados de pesquisas desenvolvidas por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) entre os anos de 2017 a 2023. O volume é composto por oito capítulos dedicados a apresentar o fazer científico nas escolas da educação básica no estado do Amazonas, com o propósito de democratizar o conhecimento científico produzido nas escolas estaduais e municipais. O primeiro capítulo, intitulado "Novos caminhos para o ensino na EJA: O papel da plataforma G Suíte", aborda a inclusão digital e tecnológica de estudantes jovens e adultos por meio das ferramentas do Google. Segundo os autores, essa proposta surgiu como um suporte adicional para a implementação das ferramentas disponíveis na plataforma G Suite For Education, visando integrar o desejo dos alunos de estarem conectados e interagindo entre si, levando-os a compreenderem o mundo por meio das múltiplas linguagens, o que proporcionou um maior aproveitamento dos estudos no contexto atual. O segundo capítulo, “Histórias em quadrinhos (HQS) no processo da educação indígena dos povos Sateré-Mawé no município de Barreirinha, interior do amazonas”, apresenta a importância das Histórias em Quadrinhos no processo de afirmação da cultura indígena Sateré-Mawé, a partir da realidade observada em uma escola da rede estadual no município de Barreirinha-AM. Segundo os autores, os resultados indicam a necessidade de elaboração e publicação de materiais didáticos que envolvam alunos indígenas e não indígenas com as HQs, com enfoque nos fundamentos educacionais e culturais. O terceiro capítulo, "O cinema e a literatura no ensino de história do Amazonas", discute o contexto histórico do período áureo da borracha por meio de filmes e romances, além de produzir um documentário com alunos sobre a realidade vivenciada pelos seringueiros. O documentário inclui trechos de entrevistas com um biólogo abordando aspectos relacionados à seringueira, um geógrafo explicando o fenômeno da seca na região e o depoimento de um ex-seringueiro que deixou a selva em busca de melhores condições de vida, para a autora, o projeto proporcionou o discernimento entre interpretação cinematográfica e realidade histórica, como também a compreensão de como era a vida em um seringal. O quarto capítulo, "Plantar e colher: a etnomatemática por meio de uma horta orgânica", demonstra a aplicabilidade da Etnomatemática e noções de cálculos matemáticos e financeiros na criação de uma horta orgânica pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Coronel Fiúza, anexo Francisca Góes, na comunidade São Francisco da Costa Terra Nova, no Careiro da Várzea. Para a autora, é importante inserir o aluno como protagonista da própria aprendizagem por meio de aulas práticas que envolvam a criação, manutenção e colheita de hortaliças para auxiliar na alimentação dos alunos do ensino médio. O quinto capítulo, "Geometrizando: aplicabilidade da geometria plana por meio da construção de maquetes", discute conceitos fundamentais de geometria plana nas práticas em sala de aula. Segundo o autor, o projeto incentivou o envolvimentos dos alunos nas aulas de matemática, aplicando os conceitos aprendidos em atividades práticas relacionadas ao cotidiano. Ao final do projeto, os resultados obtidos evidenciaram a aplicabilidade da geometria plana no dia a dia dos alunos. O sexto capítulo, "Análise semântico-lexical de variações regionais do vocabulário Anoriense", aborda resultados da variação semântico-lexical no município de Anori. Segundo os autores, destaca-se no projeto o desvendar do mito na unidade linguística no município e a constatação de que a linguagem varia conforme o contexto social, faixa etária, nível de escolaridade, entre outros grupos de fatores. O sétimo capítulo, "A utilização do aplicativo SimpleMind como ferramenta de ensino de geometria na 1ª série do ensino médio", discute e revisa conceitos de geometria com auxílio do aplicativo SimpleMind na disciplina de matemática. De acordo com a autora, o aplicativo teve participação imprescindível no processo de intervenção, pois os alunos demonstraram interesse em fazer mapas no celular, o que representou uma atividade diferente no cotidiano escolar. Os discentes puderam perceber que a matemática não é algo inacessível e inatingível para eles. O oitavo capítulo, "Saberes ancestrais e práticas de cura entre os estudantes da Escola Estadual Frei André da Costa frente à COVID-19", versa sobre a valorização e preservação dos saberes ancestrais dos familiares dos estudantes da Escola Estadual Frei André da Costa para o tratamento de sintomas da COVID-19. Segundo a autora, a medicina tem origem nas práticas ancestrais utilizadas entre as pessoas para a cura de enfermidades. As pesquisas que compõem este volume tiveram apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC) e do governo do Amazonas. No entanto, este livro é uma produção independente, sem fins lucrativos. Este livro, portanto, traz aos leitores resultados da educação básica no Amazonas, preenchendo lacunas de divulgação científica no referido estado. Representa uma importante contribuição para a divulgação da ciência e a democratização do fazer científico. Convidamos você a conhecer os brilhantes projetos executados na educação básica. Excelente leitura!pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
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Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleConhecimento em rede : democratizando a produção científica nas escolas amazonensespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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